Audiência Pública realizada na Câmara Municipal de Alfenas discute os impactos do corte de recursos na UNIFAL-MG

Funcionários e estudantes da UNIFAL-MG, ao lado de vereadores do município de Alfenas, participaram da Audiência Pública sobre o tema “O impacto financeiro, educacional e social, pertinente ao corte de recursos do Governo Federal para as Universidades Públicas, em especial, para a Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG”. O evento, realizado dia 23/05 na Câmara Municipal de Alfenas, contou com a cobertura do jornal EPTV.

Durante a audiência, a repórter da emissora,  Natália Jael, conversou o reitor da Universidade, Prof. Sandro Amadeu Cerveira, sobre o impacto do bloqueio de 30% dos recursos para despesas discricionárias destinadas à manutenção da Universidade, como limpeza, vigilância, energia elétrica, bolsas, insumos para laboratórios e material de expediente.

“Nós já estávamos trabalhando com uma expectativa de um contingenciamento em torno de 20%, o que já nos levou a tomar a decisão de enxugar algumas áreas”, afirma o Prof. Sandro ao considerar a necessidade de manter as metas de responsabilidade fiscal até o final do ano. De acordo com o reitor, a Universidade já sofre com os impactos desse contingenciamento, tendo em vista os cortes de anos anteriores e as reduções orçamentárias que limitam os investimentos a serem efetuados na UNIFAL-MG.

Além do impacto nas universidades federais, o corte de recursos atingirá o repasse para a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, a FAPEMIG, conforme afirma o presidente da frente parlamentar em defesa das universidades públicas, Prof. Cleiton Oliveira.

A reportagem ainda apresenta os reflexos do corte orçamentário na vida dos discentes e da população de Alfenas como um todo.

Confira:

Jornal da EPTV 2ª Edição, exibido dia 23/05