Projeto da UNIFAL-MG realiza aulas sobre o jogo de xadrez nas escolas de Varginha e Divisa Nova

Jogos de xadrez auxiliam o desenvolvimento da cognição e da criatividade dos alunos. Com base nisso, escolas recebem o “Xadrez na escola: um instrumento pluridisciplinar”, projeto da UNIFAL-MG que estimula o respeito, a autonomia, a tolerância e a concentração dos participantes por meio do ensino das táticas e da história do xadrez. Neste ano, o projeto acontece entre os meses de abril e novembro no campus da UNIFAL-MG em Varginha, na Escola Estadual São Sebastião (Varginha-MG) e na Escola Estadual Secretário Tristão da Cunha (Divisa Nova-MG).

“Nas aulas, faz-se a apresentação do tabuleiro, das peças, dos movimentos e jogadas, trabalhando com os participantes sua capacidade de concentração, atenção, memória, raciocínio lógico e imaginação”, explica a colaboradora do projeto em Divisa Nova, Meire Araújo, sobre as aulas que são realizadas em encontros semanais e em período fora do horário escolar.

O “Xadrez na escola: um instrumento pluridisciplinar” em 2019

Atualmente, o projeto conta com a participação de 50 alunos do 5° ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual São Sebastião e 23 inscritos do 6° ao 9° ano da Escola Estadual Secretário Tristão da Cunha, sendo que dois alunos desta escola foram selecionados para a etapa regional dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG).

Rafael Silva Souza e Wellington Bastos Viana participaram da etapa microrregional dos JEMG, realizada no dia 09 de maio, e garantiram a classificação para a próxima etapa dos jogos. “O xadrez é uma boa opção para quem não tem tanta afinidade com os outros esportes e foi graças ao projeto de xadrez que tive conhecimento sobre os Jogos Escolares de Minas Gerais e pude ser selecionado para a próxima fase”, afirma o aluno Rafael após sua classificação em 3° lugar.

As conquistas do projeto têm sido observadas, ainda, em relação à melhora significativa na capacidade de concentração e no respeito ao adversário que os participantes apresentam, visto que o ensino de xadrez também é utilizado para desenvolver o espírito de competição e o sentimento de vitória e de derrota. “O xadrez é uma ferramenta pedagógico-didática motivadora da aprendizagem interdisciplinar e social que pode ser transferida para a vida cotidiana do aluno”, finaliza a colaboradora Meire Araújo.

Sob a coordenação da professora do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Letícia Lima Milani Rodrigues, coordenação adjunta do professor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Danilo Machado Pires e colaboração dos técnicos-administrativos em educação, André Assis Figueiredo e Meire Araújo, o projeto tem trabalhado o xadrez como uma forma de incentivar a capacidade de imaginação e reflexão dos jovens.

*Milena Favalli Simão é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG