Vida saudável é tema da ação de educação em saúde realizada por alunos do curso de Fisioterapia da UNIFAL-MG

Os discentes do curso de Fisioterapia realizaram mais uma atividade de Educação em Saúde, desta vez com o tema “Vida Saudável”. A ação, ocorrida nos dias 27 e 29/05, integra o Estágio de Fisioterapia em Saúde Coletiva e foi feita com os usuários do PSF Pinheirinho/Santa Clara, na sala de espera da unidade de saúde, nos grupos de práticas corporais e atividades físicas e nos atendimentos domiciliares e ambulatoriais realizados pelos estagiários.

Com a supervisão dos professores do Instituto de Ciências da Motricidade, Anderson Martins e Lucas Teixeira, os estudantes buscaram estimular o autocuidado dos usuários, cuidadores ou familiares que são visitados em seus domicílios para receber atendimentos de fisioterapia. De acordo com o Prof. Anderson, a ideia foi instigar a criatividade dos discentes para que, durante a atividade, esses conseguissem chamar mais atenção dos pacientes para o tema. “Eles criaram um check list de ‘Vida Saudável’, composto de uma folha com agenda semanal em que os pacientes precisavam marcar todos os dias ‘sim’ ou ‘não’ para as atividades propostas para se ter uma vida saudável. Além disso, cada atividade recebia uma pontuação que eles verificaram na semana seguinte”, contou.

O check list foi composto por perguntas que incitam os usuários, como: se realizou algum tipo de atividade física ou orientações dos exercícios que são ensinados nos atendimentos, se tomou todos os medicamentos indicados pelo seu médico nos horários corretos e se naquele dia considerava que sua alimentação foi saudável.

Ainda nesta atividade os alunos realizaram orientações básicas que todo profissional de saúde pode repassar: cuidados com armazenamento e descarte de medicamentos, importância de seguir o tratamento medicamentoso e não medicamentoso indicado pelos diferentes profissionais da saúde, benefícios da prática de atividades físicas e cuidados gerais, como consumo de alimentos que devem ser evitados e os que devem ser consumidos com preferência.

As atividades na sala de espera incluíram a transmissão de um vídeo disponibilizado pelo “Papo Saúde”, do programa Telessaúde SC – promovido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em parceria com o governo estadual e um bate papo sobre o “Tripé de uma Vida Saudável”. Os presentes também foram convidados a participar das atividades de práticas corporais e físicas em grupos, realizadas pelos estagiários todas as segundas e quartas-feiras, no horário de 13h15 às 14h10, no salão da igreja do bairro.

Para o Prof. Anderson, incluir a atividade de Educação em Saúde na Atenção Primária é essencial para a formação acadêmica, uma vez que “reforça a importância dos alunos realizarem um atendimento baseado em um dos princípios do SUS, a integralidade do cuidado”.

Fotos: Arquivo pessoal Anderson Martins