Jornal destaca a importância da produção cafeeira feita por mulheres empreendedoras do sul de Minas Gerais

A Associação de Mulheres Empreendedoras de Café da Serra da Mantiqueira (Amecafé) tem se destacado em relação à produção de café especial no sul de Minas Gerais. Em vista disso, no dia 08/06, o jornal da EPTV 1ª Edição realizou uma reportagem inédita sobre os desafios enfrentados por mulheres no setor cafeeiro e sobre as conquistas alcançadas por elas no último ano.

De acordo com a matéria, em 2018 a produção de café especial feita pela Amecafé atingiu 30 mil sacas e registrou a produtividade de cerca de 70 sacos por hectare em algumas lavouras da região, ultrapassando a média nacional geral da cafeicultura. Devido a esses resultados, dados demonstram que a qualidade do café produzido por mulheres é capaz de gerar contribuição social, assim como afirma a economista da UNIFAL-MG, Débora Juliene Lima. “Há pesquisas que mostram que a renda auferida pelas mulheres no campo é investida no bem estar da família e na escolaridade dos filhos”, afirma.

Estudos da UNIFAL-MG também comprovam que além da família, a renda obtida na venda do café melhora a condição social daqueles que vivem no campo. Atualmente, o café coletado pela Amecafé se estende ao mercado estrangeiro, tendo chegado a países como Inglaterra, Estados Unidos, Austrália, Itália e China.

Confira na íntegra:

 

Reportagem disponível também no link: https://globoplay.globo.com/v/7677524/

*Milena Favalli Simão é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG