Curso de Ciências Atuariais da UNIFAL-MG recebe nota máxima do MEC

O curso de Ciências Atuariais da UNIFAL-MG, oferecido no campus Varginha, recebeu conceito 5, nota máxima, em recente avaliação do Ministério da Educação (MEC). Realizada no mês de abril, a avaliação observou os seguintes critérios: organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura, conferindo ao curso o indicador de excelência. O conceito final desta avaliação é denominado Conceito de Curso (CC).

Segundo o pró-reitor adjunto de Graduação, Diego Duarte Ribeiro, essa avaliação faz parte do processo de renovação de reconhecimento do curso, feita a cada três anos. “Como o curso de Ciências Atuariais não consta na relação de cursos avaliados pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), sua renovação de reconhecimento está condicionada a verificação in loco das dimensões previstas no instrumento de avaliação de cursos de graduação”, explica.

O professor Reinaldo Marques, coordenador do curso, lista alguns fatores que contribuíram para que o curso de Ciências Atuariais alcançasse esse resultado, entre os quais, o legado dos ex-coordenadores junto ao Núcleo Docente Estruturante (NDE), em empenhar na construção e atualização de um projeto pedagógico forte para uma formação de primeira linha e a dedicação dos professores, cuja atuação vai além do ensino, passando também pelo cuidado na formação e orientação da carreira dos alunos. “Destaco também o envolvimento e engajamento dos discentes, pois o nosso curso, por exemplo, é o único curso do país que possui uma liga de Ciências Atuariais”, enfatiza, acrescentando que a proximidade dos professores com os desafios do mercado e com ex-alunos sempre trazendo demandas e sugestões para aperfeiçoar o curso é outro aspecto considerado decisivo para o ótimo desempenho do curso.

Esses fatores elencados pelo coordenador do curso como essenciais para alcançar a nota máxima na avaliação são confirmados no relatório dos avaliadores. “Pudemos avaliar o comprometimento dos docentes com a IES e com os discentes. Os relatos das experiências dos docentes foram marcantes. Esse é, sem dúvida, o grande patrimônio dessa IES, o seu corpo docente”, destaca o texto.

Conforme o relatório ainda, “a grande maioria dos discentes ao concluir o curso é inserida no mercado de trabalho, tendo em vista a excelente qualidade do curso, podendo ser considerando um excelente feedback da comunidade.”

Sobre o curso

Na UNIFAL-MG, são abertas 50 vagas por semestre para ingresso ao curso de Ciências Atuariais, ofertado no campus Varginha. Questões que envolvem riscos financeiros são fonte de estudo da área, que se estende aos riscos ligados às Instituições Financeiras como o Risco de Crédito, Risco de Liquidez e Risco de Mercado, presentes desde a incerteza quanto ao dia de falecimento de um membro de uma família, passando pela experiência de adoecimento até as perturbações climáticas que podem gerar consideráveis prejuízos financeiros a toda uma região onde a economia está baseada na agricultura.

“Nosso corpo discente é preparado para desenvolver e agregar valor no mercado de gestão de riscos e seguros com uma formação sólida para a análise de dados, bem como para a compreensão das mudanças tecnológicas e sociais”, ressalta Prof. Reinaldo.

Os estudantes de atuária participam de diversas atividades de pesquisa vinculadas ao curso. “Boa parte dos alunos tem a oportunidade de atuar em algum projeto no Laboratório de Risco Atuarial e Inovação (LAR)”, diz o coordenador. Também pioneiro no país, o LAR concilia a pesquisa e inovação para fortalecer o setor de seguros e saúde suplementar. “Organizamos uma série de workshops e eventos científicos como é caso do último evento na qual foi a confraternização com nossos alunos em maio, pela nota máxima no MEC. Nesse evento, recolhemos doação de fraldas geriátricas para o projeto do nosso grupo chamado IntegraLAR, para doar à Pastoral dos Enfermos, da Paróquia do Rosário em Varginha”, conta.

Quem quiser saber mais informações sobre as atividades do LAR, acompanhe pelo endereço: https://www.unifal-mg.edu.br/lar/eventos.

Entre as muitas ações empreendidas pelo grupo, está a colaboração na organização do evento Seventh Brazilian Conference on Statistical Modelling in Insurance and Finance, que acontecerá em 2020 na cidade de Maresias-SP, oportunidade em que pesquisadores internacionais e nacionais irão se reunir para compartilhar as novidades de pesquisa nas áreas de seguros e finanças.