Curso de Inverno de Fisiologia realizado na UNIFAL-MG prepara acadêmicos para ingressarem no programa de pós-graduação

Encerra-se nesta sexta-feira (28/06), a 2ª edição do Curso de Inverno de Fisiologia da UNIFAL-MG, que acontece na Sede e na Unidade Educacional Santa Clara.

Organizado pelo Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas (PMPGCF) da UNIFAL-MG, o evento tem por objetivo apresentar o Programa, as linhas de pesquisa, os professores, por meio de palestras e minicursos com atividades práticas de cada uma das áreas desenvolvidas nos laboratórios da Universidade.

De acordo com a organização, um dos diferenciais do curso é possibilitar a estudantes e interessados a oportunidade de conhecer o programa e se prepararem para a seleção de mestrado do PMPGCF.

As palestras tiveram início na segunda-feira (24/06), com a presença dos coordenadores do PMPGCF da UNIFAL-MG, Prof. Giovane Galdino de Souza e Prof. Alexandre Giusti Paiva, e da pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Profa. Vanessa Bergamin Boralli Marques.

No primeiro dia de curso, os professores responsáveis pelas linhas de pesquisa do Programa ministraram palestras sobre suas respectivas áreas. O tema “Respostas neuroendócrinas e comportamentais durante o desafio imunológico” foi abordado pelo Prof. Alexandre, seguido da explanação do Prof. Valdemar Paffaro que abordou “Células Natural Killer Uterinas: Assassinas ou Socorristas durante a Gestação?”. Os participantes ainda prestigiaram as palestras do Prof. Angel Roberto Barchuk sobre “A plasticidade fenotípica de life-history traits”; do Prof. Giovane a respeito de “Mecanismos envolvidos no controle não farmacológico da dor” e da Profa. Roseli Soncini sobre “Modelos murinos para análise de mecânica respiratória de animais anestesiados”.

A participação dos doutorandos do Programa é outro fato que merece destaque. Discentes apresentam suas pesquisas em desenvolvimento, compartilhando com os participantes sobre suas descobertas e metodologias aplicadas para os estudos. Dessa maneira, candidatos podem ter conhecimento de temas recorrentes da prova escrita de seleção do Programa.

O PMPGCF

O Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas (PMPGCF) da UNIFAL-MG é coordenado pela Sociedade Brasileira de Fisiologia (SBFis), e neste ano de 2019, celebra 10 anos de existência, preparando estudantes, incentivando a pesquisa e ampliando o número de profissionais com excelência e produtividade científica na área.

Constituído por pesquisadores das Instituições Nucleadoras (UFMG, USP-SP-ICB, USP-RP, USP-SP-IB, UFRJ, UFRGS) e Associadas (UEL, UERN, UNIFAL-MG, UFSC, UFRRJ, UFRJ-Macaé, UNESP-Araçatuba, UFBA-Vitória da Conquista, UFVJM-Diamantina, UFG, UFPB, UNIPAMPA), o Programa apresenta um grupo de professores em cada Instituição, os quais compõem o Colegiado Local.

Na UNIFAL-MG, os professores do Programa e suas respectivas linhas de pesquisa são:

• Prof. Alexandre Giusti Paiva: Neuroimunoendocrinologia
  • Prof. Valdemar Antonio Paffaro Jr.: Fisiologia da Reprodução
  • Prof. Giovane Galdino de Souza: Fisiologia e Farmacologia da Dor
  • Prof. Angel Roberto Barchuk: Fisiologia Endócrina
  • Profa. Roseli Soncini: Regulação da Função Respiratória

Ao longo de 10 anos de funcionamento, o PMPGCF na UNIFAL-MG titulou 33 mestres e 13 doutores.

Confira mais informações na página do Programa