Mestrado em Educação da UNIFAL-MG celebra a 50ª defesa com estudo de servidor sobre a expansão da Pós-Graduação na Universidade

Na última segunda, dia 01/07, o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) comemorou a defesa de sua 50ª dissertação de mestrado. O trabalho foi defendido pelo servidor técnico-administrativo Thiago Bueno Pereira, atualmente lotado na Secretaria Geral da Instituição. Com importante contribuição para o desenvolvimento institucional, a dissertação intitulada “A Expansão da Pós-Graduação na UNIFAL-MG” empreendeu um recorte histórico e sociológico, enfatizando o impacto que o REUNI trouxe não só aos cursos de graduação, mas impulsionando, também, a implementação da Pós-Graduação.

(Foto: arquivo da Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação)

De acordo com a pesquisa, houve um aumento significativo em relação ao número de professores doutores oriundos de grandes centros de pesquisa e, como consequência, um incremento da produção qualificada e do fomento à pesquisa. “Esse investimento na Pós-Graduação, ainda que careça ser melhorado, traz alterações significativas na identidade institucional, que era caracterizada fortemente pelo ensino de graduação, com várias práticas extensionistas e sem uma atividade de pesquisa institucionalizada”, afirma Thiago Bueno.

A banca do trabalho foi composta pelo orientador, coordenador do PPGE e docente do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), André Luiz Sena Mariano; pelo pró-reitor adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação e docente do ICHL, Luís Antônio Groppo; e pelo professor titular da Faculdade de Educação da USP, Afrânio Mendes Catani. No mesmo dia, o professor Afrânio ainda proferiu, às 19h, a palestra “A universidade em tempos de crise”.

Sobre o Programa de Pós-Graduação em Educação

O programa, criado em 2015, busca desenvolver pesquisas sobre temas relacionados aos fundamentos históricos e filosóficos da educação, aos sistemas de ensino e às múltiplas esferas sociais nas quais a educação se faz presente. Atualmente, o mestrado abrange as linhas de pesquisa “Culturas, Práticas e Processos na Educação”, “Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias” e “Estudos em Educação: fundamentos, teorias pedagógicas e desenvolvimento humano”.

*Milena Favalli Simão é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG