Biblioteca Central da UNIFAL-MG inaugura espaço para arte e cultura

Neste mês julho, a Biblioteca Central da UNIFAL-MG recebe a exposição fotográfica colaborativa “Olhares”. A exposição, montada de forma colaborativa, conta com 54 trabalhos de diversos fotógrafos. A visitação acontece de 07h15 até 20h45, até o dia 31 de julho.

A iniciativa é uma parceria entre a atual gestão da Biblioteca Central e o projeto Cultura UNIFAL-MG, coordenado pelo produtor cultural Ivanei Salgado. De acordo com o bibliotecário Marlom Cesar da Silva, chefe da Biblioteca Central, a proposta é abrir o espaço da Biblioteca Central para exposições periódicas e fazer com que os artistas tenham a oportunidade de mostrarem seus trabalhos.

“Ações como essa podem proporcionar momentos de descontração, contemplação, reflexão e demais sentimentos que a cultura e a arte podem provocar no indivíduo, e também possam entender que as bibliotecas abrigam diversas formas de suporte informacional e que seu ambiente é para adquirir e aprofundar conhecimento ao mesmo tempo que se possa produzi-lo e transformá-lo”, destaca Marlom Cesar.

Segundo Ronan Lázaro Gondim, bibliotecário e vice-chefe da Biblioteca Central, a ideia é que a biblioteca se transforme em um ambiente ideal para diversas intervenções artísticas e culturais realizadas por integrantes da Universidade, além de artistas de expressão local, nacional e internacional. “Além disso, nosso objetivo é aproximar a comunidade da UNIFAL-MG de forma amigável e descontraída ao ambiente da biblioteca, modificando possíveis visões negativas que podem ser uma barreira para uma maior frequência, reforçando assim laços com usuários”, explica.

Para o produtor cultural Ivanei Salgado, da Pró-Reitoria de Extensão da UNIFAL-MG, a abertura da Biblioteca Central para atividades culturais contribui para o fortalecimento da arte e cultura no ambiente acadêmico e reforça o papel da universidade como difusora das artes. “A arte e a cultura sempre foram fundamentais para sociedade e, no contexto atual, no qual existe um ataque significativo aos artistas e ‘fazedores’ de arte, é necessário ampliar e apoiar as ações no setor”, ressalta.

A partir do segundo semestre, a Biblioteca Central vai intensificar as ações culturais. As informações e programação serão divulgadas no Portal da UNIFAL-MG e nas redes sociais.