“Yoga na terceira idade” é tema de informativo do projeto Comunicação e Informação em Enfermagem e Saúde

A atividade física realizada regularmente traz benefícios tanto para a saúde física como mental das pessoas que a praticam, e contribui para uma melhor qualidade de vida, principalmente dos idosos.

Benefícios físicos: De modo geral, podemos citar melhoras na postura, articulações, equilíbrio, padrão de sono, capacidade motora, flexibilidade, fortalecimento muscular, redução de dores, podendo auxiliar, também, na prevenção de lesões e quedas. Além disso, a prática do Yoga também se mostra eficaz como coadjuvante no tratamento de doenças crônicas como fibromialgia, problemas cardíacos, ósteo-articulares e respiratórios, como bronquite crônica.

Benefícios para a saúde mental: Contribui, principalmente, no combate aos sintomas de depressão, ansiedade, estresse e melhora a autoestima e sociabilidade.

Adaptações para a pessoa idosa: A prática do Yoga envolve a realização das Âsanas, nome dado às posturas físicas, das pranayamas que são os exercícios respiratórios e da dhyana que é a realização da meditação. Apesar de se tratar de uma atividade que pode ser praticada em todas as faixas etárias, no caso dos idosos, o yoga deve ser realizado com posturas físicas mais leves e que não causem desconforto. Também podem ser feitas adaptações das posturas originais ou com uso de barras de apoio para facilitar a prática. As pranayanas podem ser realizadas sem receio e tem o objetivo de energização. Para a meditação, caso o idoso não consiga ou tenha dificuldade para sentar-se no chão, é possível realizá-la sentado em uma cadeira, com os pés apoiados no chão, mãos apoiadas nas coxas e, de preferência, com a coluna reta. É importante ressaltar que toda atividade física, principalmente quando realizada por idosos, deve ser feita sob a supervisão de um profissional capacitado, a fim de evitar lesões ou danos à saúde.

Onde encontrar: Em Alfenas, a UNAPI (Universidade aberta a pessoa idosa) realiza aulas de yoga gratuitas no prédio L, sala 301, na sede da UNIFAL-MG.  Informações pelo telefone: 3701-9300.

Esse informativo é produto do Projeto de Extensão: Comunicação e Informação em Enfermagem e Saúde (CIENFS), que tem por objetivo principal informar a população em geral sobre temas em saúde.

-AQUINI, S. N. O YOGA E O IDOSO: RUMO AO ALTO DA MONTANHA: OS EFEITOS DA PRÁTICA DE YOGA DE ACORDO COM A PERCEPÇÃO DE IDOSOS. 2010. 236f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2010.

-JUSTEL, M. et al. Idosos praticantes de Hatha Yoga: Avaliação da Qualidade de Vida relacionada à Saúde. Revista Kairós Gerontologia, São Paulo, v. 18, n. 3, p. 295-310, 2015.

AUTORES: FRANCISCO, S. C..; MUNHOZ, A.A.S.G.; SILVA, B.D.; MELO, C.P.; OLIVEIRA, D.S; PAIVA, E.M.C; RIBEIRO, J.F.; CARVALHO, M.L.N.; NASSIF, M.S.; OLIVEIRA, P.E; FERREIRA, P.M; FRANCISCO, S.C.; CHAVES, E.C.; SILVA, S.A.

COLABORAÇÃO: ESCOLA DE ENFERMAGEM; PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO; PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL – PET/ENFERMAGEM – UNIFAL-MG.

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