Servidor recebe título de mestre com estudo sobre implementação e expansão da pós-graduação na UNIFAL-MG

O servidor técnico-administrativo Thiago Bueno Pereira, atualmente lotado na Secretaria Geral da Instituição, recebeu o certificado de mestre na última sexta-feira, 12/07, na Reitoria. Estiveram presentes para parabenizá-lo pela conquista o vice-reitor, Prof. Alessandro Antonio Costa Pereira e o orientador do estudo que lhe concedeu o título, Prof. André Luiz Sena Mariano.

A proposta de pesquisa foi constituída a partir da vivência do servidor, por quase 10 anos, como secretário geral da Pós-Graduação na UNIFAL-MG. “Junto ao processo de expansão da pós-graduação e da observação dos embates e tensões resultantes do referido processo, realizei um projeto com o objetivo de analisar essas atividades e seus impactos em uma instituição do interior com um forte histórico na prática do ensino de graduação”, contou Thiago. Dessa forma, ingressou no Programa de Pós-Graduação em Educação na área de concentração “Fundamentos da Educação e Práticas Educacionais” e defendeu a dissertação “A expansão da pós-graduação na Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG”.

Segundo Thiago, foi utilizado como principal instrumento metodológico a análise documental e de dados estatísticos. Identificando que novas práticas foram implementadas, como a pesquisa e a pós-graduação, o estudo revela um dos avanços da Instituição, que antes era calcada no ensino de cunho profissional. “A pesquisa é uma importante contribuição para a reflexão sobre os processos de expansão pelos quais a Instituição passou e os impactos desse crescimento sobre as práticas universitárias, notadamente o ensino, a pesquisa, a extensão e a administração”, afirma.

Servidor da UNIFAL-MG desde 2009, Thiago acredita que realizar o curso de mestrado foi uma chance de crescimento pessoal e reconhecimento sobre a Universidade: “a defesa da dissertação, além de ser um importante passo em minha formação profissional, foi também uma oportunidade de empreender uma reflexão sobre o processo de expansão da UNIFAL-MG e seus impactos no cotidiano da instituição, processo o qual, enquanto servidores, estamos imersos”.