Livro digital sobre educação democrática organizado por docente da UNIFAL-MG está disponível para download gratuito

Foi lançado recentemente o e-book “Educar para transformar o mundo: inovação e diferença por uma educação de todos e para todos”, livro organizado pela professora do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) e colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UNIFAL-MG, Sílvia Ester Orrú, em conjunto ao professor e pesquisador Enrico Bocciolesi (IELIT, Itália). Dividido em 15 capítulos escritos por docentes do Brasil, Chile, Espanha, Itália e Portugal, o livro de acesso público e gratuito reúne perspectivas teóricas sobre a educação democrática e inclusiva no cenário atual.

Entre os capítulos, dois pertencem à professora Sílvia: “O atendimento educacional especializado e sua contribuição para uma educação inclusiva”, que apresenta documentos e normas jurídicas a fim de reafirmar o direito à educação da pessoa com deficiência, e “Assembleias como método pedagógico: educar para viver a democracia e transformar o mundo”, capítulo que finaliza a obra trazendo a discussão sobre a necessidade de se reavaliar a educação como forma de transformação democrática do mundo.

“É preciso democratizar cada vez mais o conhecimento e os livros na forma de e-book com acesso aberto contribuem para a democratização. Educar para transformar o mundo em um lugar melhor para se viver deve ser alvo de cada um de nós”, afirma a organizadora da obra.

Sobre o livro

A coletânea é parte de um projeto de pesquisa desenvolvido pela professora Sílvia com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Composto por parcerias nacionais e internacionais, o e-book envolve diferentes grupos de pesquisas e abrange conceitos e discussões sobre inclusão, bem como propostas de ações pedagógicas inovadoras a respeito de temas como acessibilidade, relações de gênero, uso de tecnologias, educação inclusiva e metodologias de ensino.

O livro conta ainda com a participação da professora do PPGE, Cláudia Gomes, responsável pelo capítulo “Significados e sentidos da educação inclusiva: mobilizando afetos e inovando ações formativas docentes”; do docente do Instituto de Ciências Exatas, Guilherme Henrique Gomes da Silva, autor do capítulo “Quando as barreiras são transpostas não existe impossível: as contribuições do uso de tecnologias digitais para o ensino e a aprendizagem de estudantes com transtorno do espectro autista”; e dos egressos do curso de Mestrado em Educação da UNIFAL-MG, Carlos Faustino e Andiara Souza.

Para ter acesso ao e-book, basta conferir o endereço eletrônico da Librum Editora, que disponibiliza o download em formato ePUB ou MOBI.

*Milena Favalli Simão é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG