Equipe do Núcleo de Controle de Qualidade recebe capacitação sobre norma regulamentadora de laboratórios que realizam ensaios analíticos para terceiros

O Núcleo de Controle de Qualidade (NQC) promoveu para sua equipe técnica e administrativa, nos dias 08 e 09/07, um treinamento de interpretação da Norma ABNT ISO/IEC 17025:2017, que estabelece os requisitos gerais para os laboratórios que realizam ensaios analíticos para terceiros. A capacitação foi realizada por meio de aulas expositivas e exercícios práticos pelo diretor operacional da Gestão de Apoio para Corporações (GAC), Gabriel Arcanjo Custódio, que também auxiliou com análise crítica o sistema de gestão e condução das atividades de prestação de serviço do NCQ.

De acordo com a chefe do NCQ e professora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF), Magali Benjamim de Araújo, o treinamento teve como objetivo oferecer apoio a equipe na interpretação dos novos requisitos da norma e proporcionar uma visão abrangente sobre seus conceitos e princípios da Gestão da Qualidade, bem como do entendimento e desenvolvimento do Sistema de Qualidade em Laboratórios para prestação de serviços de análises. “O treinamento foi bastante produtivo pois foi uma ação coletiva com envolvimento e participação de toda equipe, trazendo aspectos importantes para a área de atuação de cada um, além de apresentar novas ideias, soluções alternativas, aprender a trabalhar em equipe e a compartilhar conhecimento”, afirmou a Profa. Magali.

Sobre o NCQ

O Núcleo de Controle de Qualidade da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNIFAL-MG integra as atividades de ensino de graduação e pós-graduação, pesquisa e extensão.

Habilitado pela ANVISA para estudos analíticos de fármacos e medicamentos e equivalência farmacêutica de medicamentos e pelo MAPA para realizar análises físico-químicas e microbiológicas de produtos farmacêuticos, busca contribuir com as Políticas Nacionais de Assistência Farmacêutica e de Medicamentos com a garantia da qualidade, da eficácia e segurança dos medicamentos comercializados no país.