Trabalho de mestrando da UNIFAL-MG que analisa o crescimento da população idosa na região Sudeste é premiado em congresso internacional de estatística aplicada

Luiz Otávio de Oliveira Pala, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Estatística Aplicada e Biometria (PPGEAB) da UNIFAL-MG, foi agraciado durante congresso internacional de estatística aplicada pelo trabalho intitulado “O crescimento do percentual de idosos na região Sudeste: uma aplicação via modelo linear misto”.

Desenvolvido sob a orientação do professor Eric Batista Ferreira, o estudo analisa o crescimento da população idosa na região Sudeste entre os anos de 1996 e 2019, realizando previsões dos níveis a serem atingidos no futuro. “A partir do estudo, é possível planejar e direcionar políticas aos Estados que comportem uma população idosa, como o número de atendimentos em hospitais ou em serviços sociais”, explica o orientador.

Prof. Eric recebendo certificado da premiação pela orientação do trabalho agraciado (Foto: arquivo pessoal do Prof. Eric Batista Ferreira)

Segundo Prof. Eric, o trabalho aponta o fenômeno de envelhecimento populacional, que é um evento observado em diversos países no mundo e pode trazer impactos no cenário econômico e previdenciário.

O estudo foi apresentado na sessão pôster durante a 64ª Reunião Anual da Região Brasileira da Sociedade Internacional de Biometria (RBras) e 18º Simpósio de Estatística Aplicada à Experimentação Agronômica, realizada em Cuiabá-MT, de 29 de julho a 2 de agosto, levando o prêmio de melhor da categoria, em função da habilidade do autor na apresentação e pelo mérito científico do trabalho.

“A premiação no evento foi gratificante e de grande importância para a divulgação do Programa de Pós-Graduação em Estatística Aplicada e Biometria da UNIFAL-MG em eventos científicos, contribuindo para estudos populacionais, econômicos e atuariais”, comenta Luiz Otávio sobre a experiência.

Para Prof. Eric, o prêmio representa o reconhecimento do empenho do mestrando nos estudos e pesquisas, e também se configura como incentivo para continuar sua formação acadêmica. “É elemento motivador para prosseguir pesquisando e estudando na fase de doutoramento, para a qual já está aprovado em duas instituições”, analisa Prof. Eric, completando: “Para o PPGEA, a premiação representa a consagração do trabalho árduo de seus professores e reconhecimento no cenário nacional e internacional, bem como perante as agências de fomento que pagam as poucas bolsas de estudo de que ainda dispomos.”

A 64ª Reunião Anual da Região Brasileira da Sociedade Internacional de Biometria (RBras) e 18º Simpósio de Estatística Aplicada à Experimentação Agronômica envolveu o tema “Estatística e Biotecnologia”, reunindo pesquisadores de todas as áreas, que empregam a Estatística na tomada de decisões.