Mutirão de limpeza, organizado por ONG formada por alunos de cursos de Engenharia do campus da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) e da PUC, ganhou destaque em notícia divulgada pelo G1 Sul de Minas.
Escrita por Camilla Resende, sob supervisão de Fernanda Rodrigues, a notícia aborda a realização do mutirão na cidade de Poços de Caldas, apresentando a ação como uma das atividades desenvolvidas pelos estudantes que integram o Núcleo da ONG Engenheiros Sem Fronteiras em Poços de Caldas, o qual conseguiu
Confira a notícia na íntegra publicada no dia 15/08:
Estudantes de Engenharia reúnem voluntários para mutirão de limpeza em Poços de Caldas, MG
Iniciativa da ONG Engenheiros Sem Fronteiras pretende sensibilizar a população para questões ambientais
Ação e informação. Com estes dois princípios, estudantes de Engenharia organizam um mutirão de limpeza voluntário neste sábado (17), no Centro de Poços de Caldas (MG). A iniciativa é do núcleo poços-caldense da Organização Não Governamental Engenheiros Sem Fronteiras.
O grupo pretende fazer mais do que tirar o lixo espalhado pela rua. Quer sensibilizar a população para questões ambientais sobre a importância do descarte correto do lixo e coleta seletiva.
A ONG existe em todo o Brasil e, em Poços de Caldas, é organizada por alunos de cursos de Engenharia do campus da Universidade Federal de Alfenas (Unifal) e da PUC. De acordo com as diretrizes nacionais da organização, a missão da rede em todo país é “promover o desenvolvimento humano e sustentável por meio da Engenharia”.
Os planos para o mutirão de limpeza seguem à risca a ideia. O convite para participar da ação é feito à toda população, mas a aposta da ONG é nos jovens, que devem participar em maior número do mutirão.

Depois de se reunirem no Parque José Affonso Junqueira para explicações sobre impacto ambiental do lixo e o destino apropriado para os materiais recicláveis, os voluntários são divididos em grupos e coletam o lixo espalhado pelo Centro da cidade.
Além de retirar os resíduos da rua, parte dos voluntários pede aos comerciantes da região central que também separem o material reciclável para que seja recolhido ao final da ação.
De acordo com o membro da diretoria de comunicação da ONG, o estudante Luiz Felipe Félix Gonçalves, o mutirão faz parte de ações que ocorrem simultaneamente por todo país, de 9 a 18 de agosto.
“A ONG foi convidada para participar do Dia Internacional da Juventude Brasil 2019, que foi comemorado no dia 12 de agosto. O núcleo de Poços de Caldas decidiu focar na educação ambiental, no Juventude em Ação. Nossa expectativa é sensibilizar a população sobre a destinação correta dos resíduos”, explica Luiz Felipe.
Destino certo
Ao final do mutirão, os voluntários pegam o lixo recolhido e se encontram novamente no Parque José Affonso Junqueira para analisar os resíduos deixados nas ruas e também o que é produzido pelo comércio.
Todo o material tem destino certo. Os materiais recicláveis são recolhidos pela cooperativa Ação Reciclar e serão transformados. Já o lixo não reciclável deixa as ruas e é depositado onde deveria estar, nas lixeiras.
Impacto social
A ideia de ter um núcleo da ONG em Poços de Caldas surgiu em 2015, depois que um estudante da Unifal esteve em Viçosa (MG) e acompanhou o trabalho realizado pelos estudantes de lá.
A estrutura da organização ficou pronta mais tarde. Com o núcleo formado, foi realizada a primeira ação.
Junto de estudantes do projeto de extensão da PUC, o “Nosso Espaço Eu Faço”, os membros da ONG se reuniram para revitalizar o muro da Escola Municipal João Pinheiro. Uma nova demão de tinta e desenhos coloridos transformaram o muro.

Com a ação concluída, a vontade de continuar com projetos cresceu nos membros da ONG, como conta o diretor geral da organização, Pedro Capalbo Becalette.
“O que me motiva a querer ajudar é que eu me sinto bem, de verdade. Tudo o que eu tenho a possibilidade de ajudar, que está ao meu alcance, eu gosto de fazer isso. Além de adquirir experiências, eu acho que a gente contribui com o exemplo”.
“A gente tem que viver junto, independente de classe social, raça, gênero. A motivação é muito importante na ONG, se não tiver motivação a gente não faz projetos, não anima ninguém. Ver a felicidade dos outros, ver o resultado que o nosso conhecimento pode gerar no futuro pode ser uma motivação muito grande”, destaca Pedro.

Como participar
Para participar do mutirão, os interessados devem fazer a inscrição prévia online. Os interessados devem se encontrar às 13h no Parque José Affonso Junqueira e, no final da ação, a organização envia certificados de participação para os inscritos.
*sob supervisão de Fernanda Rodrigues
Link original da notícia: https://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2019/08/15/estudantes-de-engenharia-reunem-voluntarios-para-mutirao-de-limpeza-em-pocos-de-caldas-mg.ghtml