Em sessão especial de cinema, Cineclube UNIFAL-MG exibirá o filme “Os Falsários”

O Cineclube UNIFAL-MG, em parceria com a Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Prace), realizará nesta sexta-feira, dia 23 de agosto, uma Sessão Especial de Cinema Calouros, que dará início às exibições cinematográficas do segundo semestre. Com entrada franca, a atividade destinada ao público acadêmico e externo à Universidade acontecerá às 17h no auditório Leão de Faria.

Na oportunidade, será exibido o filme “Os Falsários”. Confira a sinopse:

Com direção e roteiro de Stefan Ruzowitzky e baseado no livro autobiográfico de Adolf Burger, Os Falsários é uma adaptação cinematográfica que surpreende pelo fato histórico que revela. O protagonista é Sally Sorowitsch (Karl Markovics), um conhecido falsificador que, após muito aprontar, é finalmente pego pela polícia, em meados dos anos 30, e antes do início da guerra. Porém, quando começa a Segunda Guerra Mundial, ele deixa de ser um criminoso qualquer para se tornar uma espécie de “pária judio”, mas não por muito tempo. Iniciada a guerra, o protagonista é capturado por alguém que está cuidando de uma divisão do comando nazista, responsável por uma estratégia arriscada e muito ousada para desestabilizar o conflito: reproduzir, em grandes quantidades, dinheiro falso do inimigo (dólares e libras). A intenção é, com essa grana, não só adquirir mais armamentos, como também invadir os mercados destes países, provocando um aumento da inflação e desestabilizando a economia. E, para isso, ele precisa da ajuda e do talento de Sally e seus amigos. A produção ganhou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2008.

Sobre o projeto

O Cineclube integra o programa Civitas – Teorias e Práticas do Literário, que está vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UNIFAL-MG. Com o objetivo de desenvolver o princípio universal de formação integral do cidadão por meio do cinema e da sua inclusão em processos imagéticos de leitura e letramento audiovisual, educação e cultura, o projeto promove a apresentação de produções cinematográficas gratuitamente.

*Milena Favalli Simão é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG