Pesquisadores da UNIFAL-MG integram realização de simpósio sobre cérebro e mente na UFJF; evento reuniu estudiosos das áreas de neurociência e psicologia

“Cérebro & Mente: atenção, percepção, psicofísica e memória” foi o tema do simpósio que reuniu pesquisadores da UNIFAL-MG, da UFJF, da UFMG, da UFU e da USP, em Juiz de Fora, entre os dias 29 e 30/08. O evento teve como objetivo promover a discussão sobre as conexões entre o cérebro, do ponto de vista de sua estrutura e funcionalidade, e as suas manifestações psicológicas, comportamentais e cognitivas.

Entre as questões apresentadas ao longo da 2ª edição do Simpósio Cérebro & Mente, destacam-se: “Como o nosso cérebro funciona?” e “Como as novas tecnologias influenciam o nosso comportamento e nossas emoções?”. O uso medicinal da cannabis, o tratamento da dor no contexto clínico e hospitalar, o problema de reconhecimento de palavras em um contexto moderno, a questão de como os movimentos oculares revelam o estado mental do indivíduo e os aspectos neurobiológicos das emoções, da atenção e da memória também foram temas de destaque no evento.

“O 2° Simpósio teve a participação de 320 ouvintes e 28 palestrantes. Reunimos professores e pesquisadores de diferentes instituições do Brasil e dois palestrantes da Europa (Portugal e Espanha)”, contou o professor visitante do Instituto de Ciências Biomédicas, Renato Leonardo de Freitas. O docente, que foi um dos coordenadores da ação, ministrou a palestra magna intitulada “Como o Cérebro Funciona?”, enquanto a professora do Instituto de Ciências da Motricidade, também da UNIFAL-MG, Luciana Reis, ficou responsável por apresentar o tema “Espectro autista”.

Pesquisadores especializados nas áreas de neurociência, medicina da dor, psicologia cognitiva, psicologia experimental, neurologia e psiquiatria integraram a equipe de palestrantes do simpósio, que se concretizou como uma forma de resistência, de acordo com o Prof. Renato. “O evento evidenciou que essa pode ser uma forma de resistência perante a asfixia que a Educação está sofrendo no Brasil. A presença de todos trouxe uma renovada alegria à universidade, e foi com satisfação que promovemos o debate científico”, finalizou.

Fotos: arquivo pessoal do Prof. Renato

*Milena Favalli Simão é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG