Campus Poços de Caldas articula parcerias para fortalecer o ecossistema de inovação da cidade

A UNIFAL-MG, campus Poços de Caldas, foi uma das instituições participantes do evento de empreendedorismo “Manhãs de Inovação” realizado na quarta-feira, 04/09, no auditório do DME em Poços de Caldas. O objetivo do encontro foi disseminar conhecimentos em apoio à inovação no contexto de ecossistemas organizacionais, além de promover a articulação entre os setores governamentais, acadêmicos e privados.

Representando a Agência de Inovação e Empreendedorismo (I9/UNIFAL-MG) da Universidade, estiveram presentes no evento: a diretora da Agência, Profa. Izabella Carneiro Bastos, e o professor Cláudio de Lima, membro da I9 do campus Poços de Caldas. Também participaram da Manhã de Inovação, a reitora da UFSCar, Profa. Wanda Aparecida Machado Hoffmann, e o Prof. Luciel Henrique de Oliveira, da Agência de Inovação daquela universidade.

Conforme Profa. Izabella, eventos como esse sempre apresentam resultados positivos. “A integração com a comunidade, órgãos públicos, universidades e empresas contribuem diretamente na fortificação do ecossistema local e nas perspectivas que nós, como agentes de desenvolvimentos do setor, pretendemos atender”, comenta.

A diretora da I9 afirma que neste momento o foco da atuação da Agência é trabalhar para que a Lei de Inovação do município seja entendida e realmente criada. “Dessa forma, poderemos ter um arcabouço legal para contar com apoio contínuo, independente de mudanças futuras de governo”, ressalta. “Este evento também trouxe oportunidades em discutir com outro diretor de Agência da UFSCAR, mecanismos que podem ser criados para corroborar no desenvolvimento do núcleo de inovação e tecnologia da nossa Instituição”, acrescenta.

Comentando a exposição da reitora da UFSCar sobre a participação daquela instituição no ecossistema de inovação da cidade de São Carlos-SP, conhecida como a Capital da Tecnologia, Prof. Cláudio enfatizou que a realização do evento foi importante para o “fortalecimento das conexões entre os protagonistas do ecossistema local e abertura de janelas de oportunidades de laços de parceria com empresas locais e instituições externa”.

Em sua apresentação durante o evento, o docente abordou iniciativas da UNIFAL-MG e a importância de os participantes propagarem a mentalidade inovadora e cultura empreendedora para engajar o setor produtivo local no ecossistema, gerando mais oportunidades de renda, desenvolvimento e alegria de viver na cidade de Poços de Caldas.

“Manhãs da Inovação” é um projeto do Núcleo de Gestão Empresarial do CTI, instituição de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Em Poços, além da UNIFAL-MG, o evento contou com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET), IF Sul de Minas, PUC, entre outros parceiros.

Para outras informações, acesse aqui