Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFAL-MG integra diretório internacional de repositórios digitais OpenDOAR

Com o objetivo de promover maior divulgação e visibilidade da produção científica da UNIFAL-MG, a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) agora está registrada no OpenDOAR (The Directory of Open Access Repositories), diretório internacional de repositórios digitais de acesso aberto.

Desenvolvido pela Universidade de Nottingham, no Reino Unido, em conjunto com a Universidade de Lund, na Suécia, o OpenDOAR conta, atualmente, com 4.296 repositórios registrados. Para a diretora do Sistema de Bibliotecas, Patrícia Conceição da Silva, além da notoriedade dada à produção científica da UNIFAL-MG, o registro torna possível o acesso ao texto completo das dissertações e teses defendidas nos programas de pós-graduação em nível nacional e internacional. “É necessário destacar a importância do depósito das dissertações e teses nas Bibliotecas para que assim possamos alimentar a BDTD/UNIFAL-MG para armazenamento, divulgação e compartilhamento do conhecimento gerado na Instituição, bem como trazer ao conhecimento da sociedade, em forma de pesquisa, um retorno dos recursos investidos na pós-graduação”, afirmou.

Para integrar o OpenDOAR, a BDTD da UNIFAL-MG passou por certificação de seus dados para atestar o atendimento aos requisitos de qualidade dos repositórios acadêmicos de acesso aberto.

O OpenDoar pode ser acessado por meio do link: https://v2.sherpa.ac.uk/opendoar/