Série especial “UNIFAL-MG Varginha é 10” reúne relatos em vídeo de quem testemunhou 10 anos de implantação do campus Varginha

Neste ano de 2019, o campus Varginha da UNIFAL-MG comemora 10 anos de criação. Para relembrar a data, uma das atividades realizadas pela comissão organizadora dos eventos comemorativos foi a produção de uma série especial com entrevistas em vídeo, intitulada “UNIFAL-MG Varginha é 10”. O material reúne depoimentos de representantes da comunidade acadêmica que participaram da implantação do campus.

Para divulgar a série, a partir desta semana, o Portal da UNIFAL-MG disponibilizará as entrevistas em episódios, iniciando com as entrevistadas: Elza Maurício de Almeida, colaboradora terceirizada com mais tempo de atuação no campus Varginha, e Iêda Gomes Francisco, servidora que assumiu a coordenação administrativa do campus nos primeiros anos de funcionamento.

No primeiro vídeo da série, a entrevistada Elza compartilha suas impressões sobre a sua rotina desde sua chegada, bem como o vínculo criado com os servidores , estudantes e colegas, a muitos dos quais, a colaboradora terceirizada chama de “amigos”.

Em depoimento, na segunda entrevista, Iêda relata como chegou à UNIFAL-MG e a alegria de ter participado da expansão da Instituição, quando soube da notícia que a Universidade criaria um campus em Varginha, sua cidade, para onde foi removida logo após a abertura do campus. “Para mim, que sou da cidade de Varginha, é uma vitória ter uma universidade federal na cidade, que é uma cidade polo e de referência aqui no Sul de Minas”, afirma orgulhosa.

Iêda também narra como foi a implantação do campus, as dificuldades enfrentadas pela instalação em sede provisória e a oferta do curso de Bacharelado Interdisciplinar que ainda era uma novidade para a UNIFAL-MG. “Você via naquela turma que estava aqui, uma vontade muito grande de fazer dar certo”, relembra, creditando o empenho e a dedicação do corpo docente e técnico da unidade, a razão pelo campus ser hoje um sucesso.

Confira a entrevista com Elza Almeida:

Confira a entrevista com Iêda Francisco:

“UNIFAL-MG Varginha é 10”

O registro histórico em entrevistas foi feito entre julho e setembro pelo professor da área de Estatística do campus Varginha, Deive Ciro de Oliveira, integrante da comissão organizadora dos 10 anos, em parceria com a técnica em Tecnologia de Informação do campus, Cristiane Rodrigues da Silva Silveira.

“Devemos preservar a história da Universidade nos utilizando de novas mídias”, ressalta Prof. Deive sobre o projeto audiovisual desenvolvido.

Nas próximas semanas, novos episódios serão disponibilizados. Aguarde e acompanhe!