Projeto Minas for Science realizará gincana ambiental junto às escolas parceiras de Alfenas neste sábado, 21/09, Dia da Árvore, na praça

Promover reflexão sobre temas como desmatamento, aquecimento global, poluição sonora e também das águas e do solo é um dos objetivos da gincana ambiental que acontece neste sábado, 21/09, Dia da Árvore, na Praça Getúlio Vargas, em Alfenas. O evento é uma realização do projeto Minas for Science em parceria com as escolas Judith Vianna, Levindo Lambert, Dr. Emílio Silveira, Prof. Viana e Polivalente.

Entre as atividades, está prevista a construção de um espaço em tamanho real, brinquedos com materiais recicláveis, infogramas e paródias. “Tudo para provocar a reflexão de todos sobre o nosso papel na geração de resíduos, repensar nossos hábitos de consumo e especialmente de reciclagem e reutilização”, chama a atenção a equipe em divulgação nas redes sociais.

A organização vai disponibilizar ainda um espaço dedicado às crianças, montado com os jogos construídos, além de doação de mudas de árvores, brindes, pipoca, entre outros. Durante a gincana haverá ainda apresentações culturais.

O evento acontece das 08h às 13h. Prestigie!

O projeto

O projeto “Minas For Science”, vinculado à UNIFAL-MG, propõe esforços para sanar a baixa frequência das mulheres nas áreas de Ciências Exatas, Engenharias e Matemática. Desta forma, a ação envolve alunos de iniciação científica, iniciação científica júnior e professores da educação básica da rede pública do município. As escolas envolvidas nesta etapa são: Judith Vianna, Levindo Lambert, Dr. Emílio Silveira, Prof. Viana e Polivalente.

Além do incentivo às meninas, o projeto assume um diferencial: a utilização de mostras científicas temáticas, para discussão de problemas sociais, econômicos e ambientais, interpretados à luz dos conteúdos escolares. Os envolvidos no projeto acreditam que o ensino de conteúdos escolares deva atender o objetivo de formar cidadãos capazes de interagir com o espaço onde este aluno se insere, modificando positivamente este espaço.

Acesse mais informações