UNIFAL-MG recebe exposição fotográfica de universitária de São João del-Rei que retrata paisagens urbanas por meio de reflexos da água

Neste mês de outubro, a UNIFAL-MG recebe a exposição fotográfica “Fragmentos do Cotidiano”, da universitária Thais Andressa, da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). A exposição pode ser visitada até o dia 11 de outubro no campus Varginha e, a partir do dia 23, na sede da Universidade, em Alfenas-MG.

A exposição é composta por 26 fotografias nas quais Thais Andressa mostra seu olhar sobre a paisagem urbana da cidade de São João del-Rei. No entanto, a fotógrafa registra essas paisagens por meio de reflexos da água. E, segundo o texto de abertura da exposição, “as fotografias fazem como que o real se misture ao virtual, como um manejo das leis da física. Visitamos outra dimensão, despertada pela sensibilidade e beleza das lentes da fotógrafa”.

Thais Andressa é mineira e estudante do curso de Jornalismo da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). A proposta de “Fragmentos do Cotidiano” iniciou em 2016 com objetivo de valorizar o patrimônio histórico de São João del-Rei. Mas ao invés de registrar esse patrimônio de uma forma mais convencional, Thais Andressa buscou registrá-lo a partir de reflexos formados em poças d’água criando um olhar contemplativo e poético sobre a paisagem urbana.

“É preciso desacelerar os passos e dedicar mais tempo ao exercício da contemplação, fazendo com que o olhar recupere a paisagem. Fotografando os reflexos, encontrei um estilo e uma forma de explorar a criatividade que a arte possibilita”, ressalta a fotógrafa.

A exposição “Fragmentos do Cotidiano” no campus Varginha é uma realização do projeto Cultura UNIFAL-MG, coordenado pelo produtor cultural Ivanei Salgado, e integra a programação do 5º Simpósio Integrado da UNIFAL-MG. A visitação é gratuita e aberta a todos os públicos.

No período de 14 a 18/10, as obras de Thais Andressa estarão expostas no Museu Municipal de Varginha. A visitação acontece das 7h às 11h e das 13h às 17h. O museu está localizado à Praça Gov. Benedito Valadares, 141, no centro da cidade e o telefone é 3690-2716.

“É uma imensa motivação poder levar meu trabalho para outras regiões. Tenho amadurecido meu olhar sobre as exposições, sobre os espaços de troca e visibilidade para o trabalho que venho desenvolvendo. É uma forma de reconhecimento e cada oportunidade nos faz amadurecer e aprimorar!”, finaliza Thais Andressa.

Informações pelo cultura.unifal@gmail.com ou pelo telefone (35) 3219-8631.

Fotos: Ivanei Salgado, produtor Cultural da UNIFAL-MG