Da Vinci será tema de mesa-redonda na UNIFAL-MG na quinta-feira, 10/10; evento comemorará 500 anos da morte do gênio

Nesta quinta-feira, 10/10, a UNIFAL-MG vai realizar uma mesa-redonda intitulada “Leonardo da Vinci – 500 anos da morte de um gênio” com o objetivo de apresentar a trajetória de Da Vinci, as condições históricas que favoreceram a sua genialidade, os aspectos mais relevantes da sua produção, principalmente, a artística, e as implicações filosóficas de sua obra.

Coordenado pelo professor Alisson Eugênio, do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), o evento contará com a participação dos professores também do ICHL: Luiz Antônio Sabeh, Paulo César  de Oliveira e Ronaldo Auad. O  Renascimento como fenômeno histórico para contextualizar a obra de Da Vinci; a filosofia renascentista, com ênfase no antropocentrismo e na arte de Da Vinci, serão os temas abordados pelos docentes convidados.

“Da Vinci é reputado como um dos maiores praticantes da interdisciplinaridade, pois, para pintar, ele estudou ótica; para conhecer a incidência da luz sobre os objetos aperfeiçoou sua técnica de pintura e a aplicação das cores em uma tela; estudou anatomia para ser mais fiel possível ao representar o corpo humano; estudou a geometria para melhor entender a tridimensionalidade e a noção de perspectiva das sua pinturas; estudou as emoções humanas para representá-las nas suas obras, entre outras. Essa interdisciplinaridade aplicada aos seus quadros, que fez dele um gênio, será mostrada na mesa proposta”, comenta Prof. Alisson.

A mesa-redonda acontecerá a partir das 19h, na sala R-101 da sede da Universidade.

Para participar, inscreva-se pelo CAEX.