Fotografias de universitário do campus Poços de Caldas destacam a natureza, as pessoas e as paisagens urbanas em exposição no espaço cultural da Biblioteca Central

Neste mês de outubro, o espaço cultural da Biblioteca Central recebe a produção fotográfica do universitário Douglas Godoi, aluno do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia da UNIFAL-MG, campus Poços de Caldas. A exposição pode ser visitada gratuitamente por todos os públicos até o dia 31 de outubro, de 07h15 até 20h45.

“Observar a natureza, cidades, pessoas, seja com uma câmera fotográfica ou não, pode proporcionar o autoconhecimento de sentimentos, emoções e pensamentos que estão dentro de nós”, diz o fotógrafo Douglas Godoi (Foto: Ivanei Salgado, produtor cultural)

A série é composta por 33 fotografias com o olhar do fotógrafo sobre a natureza, pessoas e paisagens urbanas. “A fotografia me acompanhou por diversos lugares na minha cidade natal e, atualmente, em Poços de Caldas. Observar a natureza, cidades, pessoas, seja com uma câmera fotográfica ou não, pode proporcionar o autoconhecimento de sentimentos, emoções e pensamentos que estão dentro de nós. Sou grato por viver essa experiência e compartilhar visões diferentes através da linguagem fotográfica”, ressalta.

Douglas Godoi começou a fotografar em 2011 quando estava em tratamento contra um câncer. “O estado debilitado que me encontrava favoreceu para que eu caminhasse mais lentamente, observando os detalhes dos lugares por onde passava. Com um celular em mãos fotografava plantas, animais e me exaltava ao ver a capacidade de enxergar o mundo com outros olhos, o olhar da fotografia. Não parei desde então”, explica.

O universitário considera importante a iniciativa de circular sua exposição entre os campi da UNIFAL-MG. Para ele é uma forma de apresentar trabalhos artísticos que, muitas vezes, envolvem atividades que os alunos fazem dentro ou fora das universidades.  “É importante porque a arte faz parte das nossas vidas. Explorar isso e compartilhar com outras pessoas é um reflexo da nossa humanidade”, finaliza.

A exposição de Douglas Godoi é uma iniciativa conjunta entre o projeto Cultura UNIFAL-MG, coordenado pelo produtor cultural Ivanei Salgado da Pró-Reitoria de Extensão, do projeto Mais Cultura no Campus Poços de Caldas, coordenador pelo técnico em audiovisual Danilo Abreu Silva do campus Poços de Caldas e pelos bibliotecários Marlom César da Silva e Ronan Lázaro Gondim, chefes da Biblioteca Central da UNIFAL-MG. A montagem ficou ao cargo do universitário João Paulo Lobo Botta, do curso de Letras e bolsista do projeto Cultura UNIFAL-MG.

Os artistas visuais interessados em expor seus trabalhos na Biblioteca Central e em outros espaços culturais da UNIFAL-MG, podem se inscrever no projeto Cultura UNIFAL-MG.

Informações podem ser obtidas pelo e-mail cultura.unifal@gmail.com ou na Gerência de Arte e Cultura da Pró-Reitoria de Extensão.