“Histórias de quando a água chegou: Alfenas e suas memórias submersas”: documentário faz homenagem ao município Alfenas, que comemora seus 150 anos em outubro

Em comemoração ao aniversário de Alfenas, que completa 150 anos no dia 15/10, a UNIFAL-MG apresenta “Histórias de quando a água chegou: Alfenas e suas memórias submersas”, novo documentário da série que reúne relatos sobre a vinda das águas do Lago de Furnas. Disponível para o acesso de toda a comunidade acadêmica e alfenense, o vídeo se destaca como forma de homenagear o município, o qual tem se tornado, desde 1869, data de sua fundação, um importante núcleo urbano para a região sul-mineira.

Produzido e roteirizado por docentes e discentes integrantes do Civitas – Teorias e Práticas do Literário, programa vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) e coordenado pelo professor Wellington Ferreira Lima, o documentário registra as histórias contadas por comerciantes, estudantes e, inclusive, pessoas diretamente prejudicadas pela implantação da represa. “Buscou-se reunir informações sobre os fatos ocorridos, de modo que se permitisse registrar memórias significativas de pessoas ou de testemunhas oculares, visando evitar que essas histórias se pudessem perder com o tempo”, afirmaram os coordenadores do projeto e docentes do Instituto de Ciências Humanas e Letras, Flaviane Faria de Carvalho e Italo Oscar Riccardi León.

Sobre a produção do documentário, a roteirista e responsável pelas imagens e direção, Joyce Larissa de Souza Pereira, discente do curso de Letras, explicou que não houve uma ideia prévia de como os relatos deveriam ser conduzidos. “Isso exigiu bastante pesquisa e muitas ações em sua elaboração, tais como a procura de pessoas relacionadas aos fatos ocorridos; a captação de relatos em vídeo; a pesquisa de documentos, fotos e vídeos em acervos históricos da cidade; edição de imagens, vídeos, sonorização etc”, disse.

O documentário, que foi resultado do processo de Concessão de Bolsas a Programas e Projetos de Extensão – PROBEXT (2018), contou ainda com a colaboração dos docentes Eloésio Paulo, Marcos de Carvalho, Jéssica Frutuoso Melo e Wellington Ferreira Lima, do Instituto de Ciências Humanas e Letras, assim como das discentes Fernanda de Souza Fernandes, Maria Luiza Destro Silva e Anna Eliza Ananias Reis.

“Histórias de quando a água chegou: Alfenas e suas memórias submersas” está disponível no YouTube. Confira abaixo:


O documentário também está disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=9O_aFJyreDY

*Milena Favalli Simão é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG

Copy link
Powered by Social Snap