Egresso do campus Varginha, hoje, doutorando, comenta contribuições do Bacharelado Interdisciplinar para sua formação, em entrevista para a série especial “UNIFAL-MG Varginha é 10”

Nesta semana, o entrevistado da série “UNIFAL-MG Varginha é 10” é o egresso do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia (Bice), Rossi Henrique Soares Chaves, que além de bacharel em Ciência e Economia, também se formou em Administração Pública no ano de 2015. Integrante da turma de 2010, a segunda após a criação do BICE, Rossi, atualmente doutorando da UFMG, teve uma participação importante para a consolidação do curso em Varginha, assim como explica ao longo da matéria.

Para conseguir avanços no campus, o egresso fez parte de representações estudantis, o que possibilitou o seu engajamento pelas lutas a favor de melhorias no campus. “Ao mesmo tempo em que comecei a descobrir o que era o BI [Bacharelado Interdisciplinar], tive a necessidade de me posicionar, de me organizar politicamente na Universidade”, afirmou. Por ter participado de uma das primeiras turmas, Rossi ainda observou as mudanças positivas ao longo desses 10 anos. “Algo que eu percebi nitidamente foi como a cidade se adaptou à Universidade. Quando a gente entrou, tinha dificuldade até para alugar casa. Já no final do curso, isso tinha mudado completamente.”

Em relação ao âmbito pessoal, o egresso considera a importância das amizades feitas com professores e com a turma, algo que permanece após a Graduação, assim como as contribuições que o BI oferece a seus graduandos e às pesquisas desenvolvidas por estes em cursos de mestrado e doutorado. “Eu vejo muito reflexo da minha formação na UNIFAL-MG atualmente nas minhas pesquisas. Quando fiz o BI, fiz o TCC sobre desenvolvimento econômico, depois fiz sobre administração pública. No mestrado, fiz sobre administração pública. Agora, no doutorado, estou estudando a concepção de conhecimento científico na ciência atuarial a partir da concepção de seguros. Eu sou permeado pela formação que me foi dada no próprio BI. Isso reverbera em mim até hoje”, ressalta.

Confira na íntegra a entrevista com Rossi Henrique Soares Chaves:

A entrevista com o egresso Rossi foi feita pelo professor da área de Estatística do campus Varginha, Deive Ciro de Oliveira, integrante da comissão organizadora dos 10 anos, em parceria com a técnica em Tecnologia de Informação do campus, Cristiane Rodrigues da Silva Silveira.

Na próxima semana, o Portal da UNIFAL-MG divulgará o último episódio da série comemorativa. Mas quem perdeu alguma das entrevistas já divulgadas, pode conferir nos links:

Série especial “UNIFAL-MG Varginha é 10” reúne relatos em vídeo de quem testemunhou 10 anos de implantação do campus Varginha

Em vídeo comemorativo dos 10 anos do campus Varginha, professora relembra o início das atividades e reflete sobre novos desafios

Quarto vídeo da série “UNIFAL-MG Varginha é 10” destaca relato de egressa da primeira turma, hoje, doutoranda em Economia

Momentos marcantes da história do campus Varginha são lembrados por docente em mais um vídeo da série “UNIFAL-MG Varginha é 10”

*Milena Favalli Simão é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG