CEUA da UNIFAL-MG elabora sistema online para a submissão de propostas para o uso de animais em experimentação

A Comissão de Ética no Uso de Animais da UNIFAL-MG (CEUA-UNIFAL-MG), em conjunto à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) e ao Núcleo de Tecnologia de Informação (NTI), lançará o sistema online que facilita o processo de submissão das propostas para o uso de animais em experimentação. Em consonância com os preceitos do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA), órgão integrante do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, a novidade facilitará os trâmites processuais da comissão e evitará o uso de material impresso para submissão das propostas.

Por não necessitar da impressão do formulário e do projeto, o sistema trará benefícios aos usuários e aos componentes relatores e assessores da CEUA-UNIFAL-MG. Segundo o professor do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade, Leonardo Augusto de Almeida, o sistema trará rapidez para a análise dos projetos, uma vez que, anteriormente, os processos eram submetidos via formulário unificado do CONCEA, de aproximadamente 20 páginas, o qual era enviado à secretaria da comissão junto ao projeto associado à solicitação do uso de animais na experimentação. Com a implantação do sistema, o projeto poderá ser anexado ao formulário eletrônico no final do preenchimento de todos os campos obrigatórios, o que facilitará o processo de avaliação.

Nesse novo sistema, a submissão das propostas ficará a cargo dos coordenadores dos projetos, que se tornarão responsáveis pelo preenchimento do formulário. “Todos os campos de preenchimento foram pensados para facilitar a inclusão das informações pertinentes aos coordenadores dos projetos, que, para acessar o formulário e enviar a proposta, deverão estar logados no sistema da CEUA-UNIFAL-MG”, salienta o Prof. Leonardo. Com acesso online, eles também terão a oportunidade de acompanhar a situação da proposta em tempo real, bastando acessar o sistema para verificar o andamento do processo (submetido à relatoria, em análise, aprovado, reprovado ou com pendências). No sistema, ainda será possível acessar o item “Autenticidade do certificado”, que confere se o certificado do coordenador é válido.

Para mais esclarecimentos sobre o preenchimento do formulário, entre em contato com os endereços eletrônicos ceua@unifal-mg.edu.br ou leonardo.almeida@unifal-mg.edu.br, ou com o Ramal 9569.

*Milena Favalli Simão é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG