Pesquisas do Programa de Pós-graduação em Enfermagem que envolvem adolescentes, bebidas alcoólicas e automutilação são apresentadas em congresso de enfermagem pediátrica e neonatal

Os trabalhos “Jogo de tabuleiro: estratégia educativa sobre o uso de bebidas alcoólicas entre os adolescentes” e “Automutilação em adolescentes: terapia comunitária integrativa como estratégia para o desenvolvimento das habilidades de vida” foram apresentados pelo professor da Escola de Enfermagem, Denis da Silva Moreira, no 8° Congresso Brasileiro de Enfermagem Pediátrica e Neonatal, realizado em Bonito/MS, entre os dias 15 e 18, pela Sociedade Brasileira de Enfermeiros Pediatras (SOBEP). As pesquisas são fruto de uma dissertação de mestrado e de um pós-doutoramento, ambas do Programa de Pós-graduação em Enfermagem (PPGENF) da UNIFAL-MG.

De acordo com o Prof. Denis, que orientou a enfermeira Tamires Marta Caliari durante o mestrado, o jogo construído evidenciou ser uma estratégia lúdica interativa para a educação em saúde dos adolescentes e para a prática em enfermagem no contexto do uso de bebida alcoólica. Já a pesquisa sobre automutilação foi realizada pela professora Adriana Olímpia Barbosa Felipe, também da Escola de Enfermagem, sob a supervisão do Prof. Denis.

Além de representar a Instituição no evento, o docente buscou novos conhecimentos ao participar de dois cursos pré-congresso. “Foi uma ótima oportunidade para atualização sobre pesquisas envolvendo crianças e adolescentes e seus aspectos éticos e metodológicos. Já o curso ‘Simulação realística em pediatria’ contribuirá para o processo de inovação da disciplina Enfermagem Neonatal e Pediátrica, que é ministrada para o 6º período do curso de Enfermagem da UNIFAL-MG”, afirmou.

Com o tema “A formação do enfermeiro pediatra e neonatal no Brasil: onde estamos e para onde queremos ir?”, o evento reuniu profissionais de todo o país e palestrantes da América Latina, América do Norte, Portugal e Itália. Para o Prof. Denis, as discussões são essenciais para o meio acadêmico, uma vez que “contribuíram de maneira relevante para reflexões sobre as competências que nortearão a formação do profissional enfermeiro, a fim de atender a indissociabilidade universitária – ensino, pesquisa e extensão, no contexto da saúde da criança e adolescente e sua família, frente aos desafios de cuidado inerentes ao século 21”, relatou.

Vale mencionar que o trabalho de Tamires intitulado “Jogo de tabuleiro: estratégia educativa sobre o uso de bebidas alcoólicas entre os adolescentes” contou com a coautoria de Adriana Oliveira Barbosa Felipe, Zélia Marilda Rodrigues Resck, Sandra Cristina Pillon,  Daiana de Ávila e Denis da Silva Moreira. A construção desse jogo foi fruto da orientação do professor Denis e coorientação da professora Adriana.

O trabalho “Automutilação em adolescentes: terapia comunitária integrativa como estratégia para o desenvolvimento das habilidades de vida” desenvolvido pela professora Adriana, também teve a contribuição do professor Denis da Silva Moreira e das professoras Zélia Marilda Rodrigues Resck, Maria Betânia Tinti de Andrade e Andreia Cristina Barbosa Costa na coautoria.

Fotos: arquivo pessoal Prof. Denis