5ª edição do Simpósio Integrado – Múltiplos Saberes registra mais de 1200 inscrições e destaca trabalhos de discentes da UNIFAL-MG

Como encerramento à programação do 5° Simpósio Integrado – Múltiplos Saberes, foram realizadas, no dia 23/10, as apresentações presenciais dos trabalhos selecionados após a etapa das sessões virtuais, que reuniram, desde o dia 07/10, as produções científicas feitas por discentes, servidores e colaboradores vinculados a programas ou projetos registrados nas Pró-Reitorias da UNIFAL-MG.

O Simpósio em 2019

Neste ano, aconteceram 75 sessões virtuais, feitas com o auxílio de 102 mediadores, no ambiente de fóruns do CAEX. O Simpósio recebeu 468 trabalhos, os quais foram avaliados por 322 docentes, técnicos administrativos e pós-graduandos. Desse total, superior ao número de trabalhos enviados no ano passado, 63 foram selecionados para apresentação nas sessões presenciais do dia 23, evento que registrou a inscrição de 1274 participantes.

Ao todo, as sessões se dividiram nas modalidades “Iniciação Científica”, “Pós-Graduação”, “Programa de Extensão” e “Projeto de Extensão”. Cada sessão presencial contou com uma banca de três avaliadores, que ficaram responsáveis por escolher quais trabalhos ganhariam Menção Honrosa. No final do evento, os vencedores foram:

• “Métodos da modelagem molecular aplicados ao estudo de proteínas-alvo do staphylococcus aureus“, apresentado por Levy Bueno Alves;
  • “Compreendendo o impacto das ações afirmativas no curso de licenciatura em matemática da UNIFAL-MG”, apresentado por Ronaldo André Lopes;
  • “O composto 4-nitrobenzoilcumarínico reduz o parasitismo, previne a miocardite e potencializa a atividade tripanocida do benznidazol”, apresentado por Raphaela da Rocha Gaban de Oliveira;
  • “Qualidade de vida relacionada à saúde de pacientes com câncer”, apresentado por Sterline Therrier;
  • “O estudo da postura em movimento – projeto “Eu sou voluntário 2019″”, apresentado por Ícaro de Souza Tolentino;
  • “Ações dialógicas no presídio de Alfenas: eixo educação”, apresentado por Isabel Vitória dos Santos Silva;
  • “Fórum de combate ao uso de agrotóxicos: soberania alimentar e agroecologia na região de Alfenas”, apresentado por José Roberto Salvaterra;
  • “Viva bem com um estoma”, apresentado por Larissa Oliveira de Carvalho.

Programação de encerramento

Para concluir as atividades do Simpósio, foram realizadas, ainda, palestras no dia 23/10. “Promoção da Saúde Mental no Ambiente Universitário” foi o tema da palestra inicial, ministrada pela professora da Escola de Enfermagem, Vânia Bressan. Os docentes Celso Ferrarezi e Jackson Wilke, do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) e do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), respectivamente, discutiram o tema “Escrita Científica: princípios e ferramentas”. “Como começar a gestão da carreira?” foi a palestra de encerramento do Simpósio, ministrada por Selma Pegoraro, analista comportamental e consultora da empresa Grão de Ouro de Alfenas.

Para mais informações sobre o evento, confira o site da 5ª edição do Simpósio Integrado – Múltiplos Saberes.

Fotos: Dicom/UNIFAL-MG

*Milena Favalli Simão é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG