Aquecimento das vendas nos supermercados, na época do Natal, é tema de reportagem do jornal EPTV; docente da UNIFAL-MG comenta o assunto

Em 2019, o Natal começou mais cedo nos supermercados. Isso é o que mostra a reportagem do Jornal EPTV 2ª Edição, exibida no dia 28/10, sobre o aquecimento das vendas no setor supermercadista, o qual deve ter um crescimento de cerca de 3,5% nessa época do ano. Na matéria, o professor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UNIFAL-MG, João Marcos Caixeta, relaciona a procura por produtos à liberação do FGTS, fator que pode movimentar o mercado.

“O saque do FGTS favorece o consumidor, favorece aquele que tinha pendências financeiras, e aí melhoram as expectativas tanto dos empresários quanto dos consumidores”, salienta o docente. Além da explicação do Prof. João Marcos, a reportagem apresenta o aumento das vendas como reflexo da economia, que vem se recuperando aos poucos, dos preços, que têm se mantido estáveis, e da geração de empregos, que costuma aumentar no Natal.

Em todo o Estado, calcula-se que cerca de 3.500 pessoas devam ser contratadas temporariamente no setor de supermercados. A estimativa das vendas de produtos também é alta. Apesar de o panetone ser encontrado durante o ano todo, o levantamento da Associação Mineira dos Supermercados julga que as vendas do produto devam ter um aumento de 10% em relação ao ano anterior. Outros produtos tradicionais devem ter boa saída, uma vez que se calcula o aumento de 7% na venda de vinhos nacionais e importados, 8% na venda de cervejas, 6% na venda de aves e 10% na venda de carnes diversas.

Confira a reportagem na íntegra:

A reportagem também está disponível no link: https://globoplay.globo.com/v/8041349/programa/

*Milena Favalli Simão é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG