Primeira turma do curso de Enfermagem completa 40 anos de formatura

Vinte e quatro enfermeiras, formadas pela então Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas (Efoa), hoje, UNIFAL-MG, se reuniram na sede da Universidade, no sábado, 02/11, para celebrar os 40 anos de formatura. Entre elas, marcaram presença quatro das cinco profissionais que atuaram como docentes da Universidade: Profa. Carmen Lúcia Alves Filizola, Profa. Clícia Valim Côrtes Gradim, Profa. Lana Ermelinda da Silva dos Santos e Profa. Maria Silvana Totti da Costa. Faz parte da primeira turma também, a professora aposentada da Instituição, Maria Inez Barbosa Braga Bérgamo.

As integrantes da turma de 1979 participaram de uma cerimônia conduzida pelo vice-reitor, Prof. Alessandro Antônio Costa Pereira, que dividiu a mesa de honra com a diretora da Escola de Enfermagem, Profa. Maria Betânia Tinti de Andrade, e com a enfermeira Izabel Cristina Lemos, que representou a turma na solenidade. Nos discursos, palavras de reconhecimento e orgulho pelos 40 anos da primeira turma que não apenas inaugurou o curso de Enfermagem na Instituição, como iniciou o processo de formação de enfermeiras e enfermeiros com perfil voltado para as demandas da profissão e para contribuir para a melhoria da qualidade da saúde pública do município e região.

O momento contou também com entrega de certificados de Honra ao Mérito às egressas. A turma prestou homenagem à professora de Saúde Pública, Sônia Maria de Souza Lima, hoje também aposentada.

Durante a cerimônia, foi descerrada uma placa alusiva aos 40 anos da turma, na qual se destacou os seguintes dizeres: “Mulheres fortes que auxiliaram na construção da saúde do país.”

A programação comemorativa contou ainda com visita à Escola de Enfermagem e almoço de confraternização.

Fotos: arquivo pessoal de Profa. Clícia Valim Côrtes Gradim