Curso de Ciências Sociais da UNIFAL-MG celebra 10 anos de história

No dia 04/11, o curso de Ciências Sociais, Licenciatura e Bacharelado, celebrou 10 anos de existência na UNIFAL-MG. Criado na Instituição em 2009, como resultado da política de expansão do ensino superior no Brasil por meio do REUNI, o curso vem se consolidando e se destacando no Sul de Minas Gerais como um dos principais responsáveis pela formação de professoras e professores de Sociologia para a rede pública de ensino, além de formar pesquisadoras e pesquisadores de qualidade para atuar no mercado de trabalho, seja na elaboração de políticas públicas, seja na produção e análise de dados, consultorias, pesquisas de opinião, entre outras.

“O curso também tem sido responsável pela inserção de estudantes que buscam a continuidade dos estudos na carreira acadêmica em alguns dos principais programas de pós-graduação do país”, comenta Prof. Adriano Santos, coordenador do curso de Ciências Sociais – Licenciatura. Conforme o docente, a trajetória do curso confirma sua importância para a Universidade e toda região. “Por tudo isso não poderia deixar de celebrar esse momento, no qual se avaliou a forma com que vem se desenvolvendo as atividades de pesquisa, ensino e extensão, mas também de projetar os desafios e os horizontes futuros da formação de estudantes em Ciências Sociais para os próximos 10 anos”, diz.

Para marcar o aniversário de 10 anos, foi organizada uma série de atividades.

Em outubro, ocorreu a mostra de “Cinema em Direitos Humanos e afetos”, organizada pelo Coletivo de Direitos Humanos, bem como a palestra os “Desafios da Ciência no Brasil hoje e as Ciências Sociais”, ministrada pelo professor Jorge Alexandre Neves (UFMG).

Na atividade do dia 04/11, professores, estudantes e egressos do curso se reuniram para discutir as “Trajetórias formativas, desafios e perspectivas para o(a) cientista social” e a “Formação, profissionalização e atuação do(a) cientista social no mercado de trabalho”. Na data, também foram realizadas mesas-redondas, compostas pelos estudantes Zara de Souza, Thábata Ferraz, Isabela Silveira e Aaron Teófilo, egressos do curso, que relataram suas trajetórias formativas e os desafios enfrentados para acessarem o mercado de trabalho. A noite contou ainda com a palestra do professor Marcelo Conceição, primeiro docente do curso de Ciências Sociais, que falou sobre a profissionalização e os desafios do mercado de trabalho para o cientista social.

“A celebração foi marcada pela intensa participação de estudantes que, além de produzirem um videodocumentário intitulado “Ciências Sociais: 10 anos”, relatando a história do curso, seus objetivos e atividades, organizaram ainda uma confraternização ao final, parabenizando o corpo docente e colegas envolvidos no desenvolvimento do curso nesses 10 anos de sua história”, destacou professor Adriano.

Confira a seguir, o videodocumentário produzido pelos estudantes em comemoração aos 10 anos do curso:

Fotos: Camila Bueno, discente do curso de Ciências Sociais