Estudantes do curso de Letras transformam temas trabalhados nas disciplinas de “Linguística” e “Semântica” em vídeos para acesso público no YouTube

Discentes do curso de Letras criaram, recentemente, um novo canal no YouTube: o “Linguística UNIFAL”. Com o objetivo de divulgar vídeos realizados como trabalho das disciplinas de “Linguística” e “Semântica”, ministradas pelo professor  do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), Celso Ferrarezi Júnior, os acadêmicos compartilharam, nesse canal, as suas produções sobre teorias funcionalistas, mudanças linguísticas e Semântica Cognitiva, que são alguns dos temas apresentados até o momento.

Por ser uma forma de divulgação científica, a iniciativa foi pensada de forma a ampliar o acesso aos assuntos abordados nas aulas. “Como professor universitário, eu sempre considerei que a tarefa de fazer trabalhos é parcialmente desperdiçada se o professor apenas recolhe, dá nota e, depois, devolve ao aluno. Esse trabalho morre ali, quando, na verdade, poderia contribuir para a formação de outras pessoas”, explica o Prof. Ferrarezi. “Criar vídeos surgiu como um desenvolvimento dessa ideia central de não deixar que os trabalhos fiquem na própria faculdade, mas de compartilhar e de cooperar com a educação dos outros”, diz.

Além de transformar as produções acadêmicas em um material útil para outras pessoas, as quais têm a oportunidade de conhecer um pouco do muito que os discentes aprendem na Universidade, a iniciativa possibilita o trabalho em equipe durante todo o processo, desde a leitura dos textos de referência até a elaboração do roteiro, a realização da filmagem e a edição do material completo. “Os discentes dizem que dá muito mais trabalho fazer o vídeo do que o trabalho escrito, mas preferem fazer o vídeo. Eles sentem enorme prazer em apresentar o conteúdo para os colegas em sala, especialmente quando fica claro que usaram a criatividade e que conseguiram um resultado interessante”, completa o docente.

Carolina Adriano Rodrigues, Adolfo Paulo de Mattos Júnior e Marinara de Cássia Simões de Faria, discentes do curso de Letras que participaram das disciplinas, também veem a produção e divulgação dos vídeos de forma positiva, considerando a importância do projeto em relação à formação acadêmica e à contribuição social de criação do canal em rede aberta. “Os vídeos que gravamos para a disciplina de Linguística, neste 2º semestre, podem auxiliar diversos alunos da área de Letras ou de outros cursos. Eles ainda são uma maneira de deixar registrado o conteúdo que aprendemos, pois, quando precisarmos recordar algo, podemos recorrer ao material que produzimos”, afirma Carolina.

Segundo Marinara, a divulgação científica se torna mais instigante, prazerosa e eficaz na forma de vídeos, especialmente em plataformas como o YouTube, que recebem uma imensa quantidade de acessos por dia: “Divulgar o que produzimos na Universidade, por meio dessa rede, permite-nos atingir uma grande parcela da população, de todas as idades e classes sociais”. Adolfo Paulo, por sua vez, acredita que a elaboração de trabalhos em um novo formato traz novos desafios aos alunos, tendo em vista que a produção não tem como fim avaliador somente o professor, mas a sociedade como um todo. “Além disso, a publicação dos conhecimentos adquiridos em sala de aula, em mídia popular, quebra as barreiras da universidade e fomenta o seu papel principal: a transformação do mundo por meio da educação”, complementa o discente.

Atualmente, o canal “Linguística UNIFAL” apresenta vídeos sobre os temas:

“A importância do léxico na Teoria Gerativa”
“A importância da Sintaxe na Teoria Gerativa”
“A origem da Teoria Gerativista”
“Introdução à Semântica Argumentativa”
“Linguística Gerativa: Inatismo”

“A iconicidade das teorias funcionalistas”
“A visão funcionalista do século XX”
“O que é o funcionalismo?”
“Mudança linguística”
“O que é Semântica Cognitiva?”

Acompanhe as produções pelo endereço eletrônico do canal.

*Milena Favalli Simão é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG