Processo de modernização de Alfenas na Primeira República se torna tema de livro escrito por docente da UNIFAL-MG

A modernização de Alfenas faz parte do novo livro escrito pelo professor do Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG, Alisson Eugênio, responsável pela disciplina “História do Brasil”. A obra, intitulada “Verso e reverso da modernidade: a modernização em Alfenas na Primeira República”, contempla os processos sociais e econômicos ocorridos no município ao longo desse período de transformação histórica.

Recentemente divulgado pela Editora Brazil Publishing, o livro se divide em duas seções principais: o verso, que apresenta os benefícios da modernização, e o reverso, segunda parte, que abrange o lado negativo do mesmo fenômeno. “Neste livro, pretendo mostrar como o processo histórico que impulsionou a modernização ocorreu no interior do país, usando como exemplo um próspero município, essencialmente rural (na época da Primeira República), com uma economia muito mais voltada para o abastecimento interno do que para a exportação monocultora, localizada no Sul de Minas Gerais”, explicou o Prof. Alisson.

De acordo com o docente, a iniciativa foi resultado de um projeto de extensão dedicado ao levantamento dos dados sobre  Alfenas, conforme a pesquisa e a observação de quatro acervos: o da Paróquia de São José e Dores, o do Fórum, o do Cartório de 1º Ofício e o do Executivo e Legislativo Municipais, o qual foi repassado à UNIFAL-MG em 2011. “Na pesquisa, foram utilizadas informações burocráticas produzidas pelos poderes Executivo e Legislativo locais, dados econômicos registrados nos arrolamentos de contribuintes que pagavam impostos relativos à ‘indústria e profissões’, de comerciantes do antigo mercado municipal e dos pecuaristas que abatiam seu gado no matadouro municipal”, contou. Para a organização do texto, ainda se recorreu aos dados dos assentos de sepultamentos no cemitério municipal, do registro de automóveis e das demandas dos moradores na época.

Do ponto de vista acadêmico, o Prof. Alisson afirmou esperar que, com a sua publicação, surjam novas pesquisas históricas sobre Alfenas ou sobre outros municípios cujas histórias adormecem em acervos.

“Verso e reverso da modernidade: a modernização em Alfenas na Primeira República” está disponível no site da editora Brazil Publishing, no qual é possível adquirir a versão física ou digital da obra.

*Milena Favalli Simão é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG