Atuação de equipe multiprofissional é destaque em caso clínico apresentado durante seminário sobre diabetes na Instituição

Com o objetivo de demonstrar que a construção de um projeto terapêutico singular, a partir de um trabalho interprofissional, pode trazer mudanças à pessoa com Diabetes mellitus, controle da doença e melhor qualidade de vida, os integrantes do projeto de extensão DIPER, realizaram o seminário “Diabetes Mellitus: o que você deve saber!”, no dia 13/11, na Sede da UNIFAL-MG. O evento teve um caráter inédito devido à apresentação de um caso clínico resultante da atuação de uma equipe multiprofissional.

Segundo a coordenadora do projeto e professora da Escola de Enfermagem, Silvana Maria Coelho Leite Fava, a diabetes mellitus tem sido considerada um dos mais desafiantes problemas de saúde pública, dada a sua alta incidência e graves complicações, com importantes repercussões pluridimensionais. Por isso, para atender as demandas de cuidado, torna-se imprescindível o trabalho interprofissional, com valorização das singularidades da pessoa com a doença. “Nossa intenção foi demonstrar a potencialidade do trabalho interprofissional na resolutividade das necessidades de cuidado, a partir do projeto terapêutico singular, e ampliar o conhecimento relacionado a diabetes mellitus, suas complicações e adesão ao tratamento”, disse.

Vinculado também ao programa “Condições crônicas: cuidados inovadores” e ao grupo de pesquisa Processo Saúde Doença na Perspectiva Sociocultural, o seminário teve como público-alvo a comunidade acadêmica da UNIFAL-MG e como palestrantes, além da Profa. Silvana, a professora da Faculdade de Nutrição, Cristiane Grasselli, a professora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Márcia Helena Cardoso Podestá e o Dr. Cristiano Almeida Correia.