Estudantes da UNIFAL-MG realizam atendimento médico e nutricional no 1º Dia de Atenção ao Diabético em Alfenas

Em comemoração ao Dia Mundial da Diabetes, discentes dos cursos da área da saúde da UNIFAL-MG realizaram uma ação de conscientização em relação a doença junto à população de Alfenas,  durante a feira na Praça Doutor Fausto Monteiro, em 10/11. A atividade foi organizada pelos participantes das ligas acadêmicas de Cirurgia Geral e do Trauma e de Hipertensão e Diabetes, reunindo graduandos de Medicina, Enfermagem e Nutrição para fazerem nos pacientes anamnese direcionada, exame físico geral com registro de sinais vitais como pressão arterial, frequência cardíaca, frequência respiratória, saturação de oxigênio e glicemia pós-prandial, bem como avaliação nutricional, para detecção de fatores de risco para desenvolvimento de diabetes e outras comorbidades.

Os acadêmicos foram orientados pelos professores da Faculdade de Medicina, Thiago de Souza Carvalho e Pollyanna de Cássia Bezerra Florêncio, e também realizaram durante a ação a avaliação dos pés para rastrear casos de neuropatia diabética e pé diabético precoce, entre outros agravos. Segundo os professores, os estudantes se revezaram nas estações de atendimento para que todos conseguissem aproveitar ao máximo a experiência do contato com os pacientes.

“A atividade mostrou-se extremamente válida para ambos, alunos e pacientes. Os alunos dos cursos da saúde da UNIFAL-MG conseguiram encaminhar grande parte dos pacientes para os níveis de atenção adequados em caso de agravos da diabetes ou hipótese diagnóstica precoce da comorbidade”, contou a Profa. Pollyana. Já o Prof. Thiago destaca que a ação atingiu mais de 120 beneficiários: “os pacientes foram amplamente assistidos, se mostraram satisfeitos com o atendimento e a experiência foi gratificante e engrandecedora para os alunos”, disse.

Fotos: Arquivo pessoal da Profa. Evelise Aline Soares