Ações extensionistas da Instituição são apresentadas no Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem

A UNIFAL-MG esteve presente no maior evento científico de Enfermagem da América Latina, o 22º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF), com a apresentação dos trabalhos “A Enfermagem como protagonista na política pública pela equidade e integralidade em saúde coletiva” e “A extensão universitária como política pública para promoção da saúde mental”, ambos desenvolvidos por uma equipe de discentes da Universidade e coordenados pela professora da Escola de Enfermagem, Vânia Regina Bressan.

Na oportunidade, um dos autores dos trabalhos, Waldecy Lopes Junior, pôde explicar as duas pesquisas, as quais tiveram como temas, respectivamente, as ações de promoção de saúde voltadas a uma comunidade local de Alfenas, especialmente à Associação de Mulheres Vila Esperança (ASMUVE), feitas com base em Práticas Integrativas e Complementares (PICs), e as ações do “Prosa em Roda”, projeto que integra o “UNIFAL-MG sem estresse” e que proporciona o combate ao sofrimento psicoemocional de estudantes e da população em geral por meio da Terapia Comunitária Integrativa (TCI).

“Participar desse Congresso foi um momento único para que inúmeras oportunidades fossem construídas: novas concepções sobre a enfermagem, novos vínculos e novas redes de contato e apoio. A  visibilidade e a troca de experiências entre as produções científicas apresentadas mostram a importância da atuação dos estudantes no processo de representar as universidades internacionalmente”, contou Waldecy. “Agradeço a oportunidade à Pró-Reitoria de Extensão e à Equipe do Programa UNIFAL-MG Sem Estresse, especialmente”, finalizou.

Além da apresentação dos trabalhos, o discente ainda teve a oportunidade de conduzir uma roda de Terapia Comunitária Integrativa no espaço terapêutico de Práticas Integrativas e Complementares, dando visibilidade à ação que é desenvolvida no âmbito do projeto “UNIFAL-MG Sem Estresse”.

Sobre o Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem

Neste ano, “A formação e o exercício profissional na era tecnológica: impactos na Enfermagem” foi o tema do evento, que ocorreu entre os dias 11 e 14 de novembro, em Foz do Iguaçu, Paraná. Com o objetivo de contribuir para o fortalecimento da Enfermagem na difusão do conhecimento e de incentivar o intercâmbio entre profissionais e entidades, o Congresso, coordenado por Betania Maria dos Santos, reuniu palestras, mesas-redondas, minicursos e exibições de trabalhos científicos. Na cerimônia de encerramento, foram divulgados o local e a data do próximo evento, o qual ocorrerá entre os dias 03 e 06 de novembro de 2020, em Maceió.

Fotos: arquivo pessoal de Waldecy Lopes Junior

*Milena Favalli Simão é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG