Curso de capacitação destaca a importância da Gestão de Riscos nos processos internos da Universidade

A necessidade do mapeamento e da adoção da gestão de riscos nos processos internos da Universidade foi apresentada a servidores técnicos e docentes da UNIFAL-MG. A segunda edição do curso “Gestão de Riscos” foi ministrada pelo auditor Jeferson Alves dos Santos, chefe da Auditoria Interna da Universidade em três encontros nos meses de novembro (28 e 29) e dezembro (5).

Organizado pela Coordenadoria de Capacitação e Avaliação da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe) da UNIFAL-MG e integrado ao Plano Anual de Capacitação de 2019, o curso contemplou 29 servidores de Alfenas, Poços de Caldas e Varginha. As aulas foram organizadas em atividades teóricas e práticas abordando normativas, estruturas organizacionais, planos, relacionamentos, responsabilidades, atividades, processos e recursos relacionados à gestão de risco na UNIFAL-MG. De acordo com a ementa do curso: “a sistematização da gestão de riscos em nível institucional constitui estratégia que aumenta a capacidade da organização para lidar com incertezas, estimula a transparência e contribui para o uso eficiente, eficaz e efetivo de recursos, bem como para o fortalecimento da imagem da instituição”.

Para uma das cursistas, a servidora Djanira Helena Ferreira de Andrade, do campus Varginha, o curso contribuiu para o seu trabalho por demonstrar a necessidade de uma análise mais detalhada das rotinas administrativas visando os pontos que podem ser melhorados e, consequentemente, aumentar a eficiência dos processos. “Considerando que em algum momento, diferentes processos, de diferentes setores se cruzam, acredito que seria interessante o oferecimento desse curso ao maior número possível de servidores e colaboradores da UNIFAL-MG”, ressalta.

Segundo Marco Aurélio Sanches, coordenador de Capacitação e Avaliação da Progepe, a capacitação para servidores no setor público se faz necessária para incluir mais eficiência e qualidade na prestação de serviços públicos para sociedade. “Entendo que é necessário desenvolver um ambiente fértil para que, consequentemente, o servidor seja valorizado, contribuindo para que ele tenha uma visão sistêmica do lugar que ocupa na administração pública e da real importância do seu trabalho para os cidadãos, transformando assim, sua maneira de pensar e agir”, explica.

A UNIFAL-MG, por meio da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, conta com orçamento próprio destinado à capacitação e à qualificação dos servidores. Os esforços estão concentrados no oferecimento de cursos para o público interno e no apoio para participação em seminários nacionais e internacionais, congressos, workshops, entre outros. Outra ação, desenvolvida por meio do Programa de Qualificação dos Técnicos Administrativos da UNIFAL-MG (PROQUALITAE), permite o reembolso de parte da mensalidade de cursos de educação formal de graduação e pós-graduação cursados pelos servidores em instituições particulares.

Além da capacitação presencial, a UNIFAL-MG oferece o curso de extensão “Gestão de Riscos nas Universidades Públicas – Modelo ForRisco” na modalidade de Educação a Distância (EaD) nos meses de dezembro e janeiro de 2020. Esse curso teve 250 inscritos e, no primeiro semestre do ano que vem, serão oferecidas novas vagas.

Sobre a Política de Gestão de Riscos da UNIFAL-MG

A Política de Gestão de Riscos da UNIFAL-MG foi elaborada com vistas a dar cumprimento à Portaria nº 888 de 4 de maio de 2017 da UNIFAL-MG no art. 3º inciso VII e ao que prescreve o artigo 17 da Instrução Normativa Conjunta MPOG/CGU nº 1, de 10/05/2016 (IN). Os elementos desta política são orientados pela própria IN e pelo trabalho realizado pela Comissão de Planejamento e Avaliação do Fórum Nacional dos Pró-Reitores de Planejamento e Administração – FORPLAD das Instituições Federais de Ensino Superior – IFES, através do Grupo de Trabalho Gestão de Riscos.

Saiba mais sobre Gestão de Riscos em: https://www.unifal-mg.edu.br/planejamento/gestao-de-riscos/

Fotos: Dicom