Protocolos Internos de Prevenção a Acidentes de Trabalho são disponibilizados para utilização da comunidade universitária da UNIFAL-MG

A Comissão Interna de Saúde do Servidor Público (CISSP) da UNIFAL-MG desenvolveu ao longo de 2019, protocolos de acidentes no ambiente de trabalho, recentemente aprovados para utilização da comunidade acadêmica.

Foram definidos quatro protocolos como medidas preventivas ou corretivas relacionadas a Produtos Químicos, Agravos Súbitos, Perfurocortantes e Agentes Biológicos. Confira os fluxogramas:

Conforme o servidor Nilson Pereira Gomes, coordenador da CISSP, os protocolos foram elaborados a partir de um levantamento de condições de trabalho que detectou riscos ocupacionais, assim como causas e consequências dos acidentes e das doenças associadas ao trabalho. “A finalidade da CISSP é propor ações voltadas à promoção da saúde e à humanização do trabalho, em especial na melhoria das condições de trabalho, na prevenção de acidentes, de agravos à saúde e de doenças relacionadas ao trabalho”, esclarece.

Sobre a CISSP

A Comissão Interna de Saúde do Servidor Público (CISSP) da UNIFAL-MG foi instituída na UNIFAL-MG em 2017, “considerando a necessidade de implementação de ações voltadas para a prevenção de riscos à saúde do servidor, bem como a instituição de mecanismos capazes de estimular atitudes de corresponsabilidade no gerenciamento da saúde e da segurança do trabalho.”

Desde dezembro de 2018, a CISSP promoveu uma série de reuniões com unidades administrativas e acadêmicas da Universidade com o objetivo de divulgar as atividades da Comissão e criar os protocolos de acidentes no ambiente de trabalho.

Para chegar aos fluxogramas, a equipe da Comissão aplicou questionário para mapear informações sobre a saúde e segurança dos servidores e também de colaboradores terceirizados nos ambientes de trabalho, o que contribuiu para conhecer de que forma as unidades estão trabalhando e quais situações estão expostas.

Os protocolos estão disponíveis para acesso da comunidade acadêmica na página da CISSP, link: https://www.unifal-mg.edu.br/cissp/protocolos-acidentes/

Para mais informações sobre a Comissão Interna de Saúde do Servidor Público, acesse aqui

Fotos: Dicom/UNIFAL-MG