Discentes da UNIFAL-MG marcam presença em congresso da área de cuidados paliativos

Membros da Liga Interdisciplinar de Cuidados Paliativos da UNIFAL-MG (LICP) participaram do 2° Congresso Paulista de Cuidados Paliativos e no 1° Congresso Paulista de Cuidados Paliativos Pediátricos, a fim de apresentar as atividades desenvolvidas pela LICP, de compartilhar experiências e de prestigiar palestras de pesquisadores nacionais e internacionais. Na oportunidade, discentes dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição, junto à coordenadora da Liga e docente da Escola de Enfermagem, Ana Cláudia Mesquita Garcia, integraram a equipe do evento, o qual também possibilitou o primeiro encontro nacional de ligas acadêmicas da área de cuidados paliativos.

A presidente e a vice-presidente da LICP, Laura Soares Rodrigues Silva e Ana Cristina Gonçalves Ferreira, ao lado dos colegas Lucas Novaes e Bárbara Lima, participaram do evento como ouvintes e como ministrantes, uma vez que puderam apresentar trabalhos feitos na Universidade. Um deles foi desenvolvido pela discente Bárbara Lima, do curso de Nutrição, sobre o tema “Ensino de cuidados paliativos na graduação em nutrição de universidades federais do sudeste: uma análise a partir da matriz curricular”, feito com o objetivo de identificar os cursos que contemplam, em sua grade curricular, disciplinas relacionadas aos cuidados paliativos; o outro, por sua vez, de autoria de Geovanna Maria Isidoro e Ana Cristina Gonçalves, do curso de Enfermagem, intitulado “Tradução e adaptação cultural da Escala Morrow Assessment of Nausea and Emesis para o Brasil”, teve o objetivo de adaptar a escala MANE para a cultura brasileira.

Além de ouvintes e ministrantes, os discentes puderam participar da comissão organizadora do encontro de ligas acadêmicas: Lucas Novaes, graduando do curso de Fisioterapia, teve a oportunidade de atuar como monitor voluntário. Para ele, isso foi uma satisfação: “estar nos bastidores me proporcionou entrar em contato com os profissionais que acompanho, ser bem acolhido por todos eles e, ainda, assistir às palestras entre uma atividade e outra”, contou.

A oportunidade também foi essencial para Ana Cristina e para Laura Silva, ambas do curso de Enfermagem, que receberam a possibilidade de fazer um estágio extra-curricular em um grande hospital de Minas Gerais, no qual existe um serviço bem estabelecido de cuidados paliativos. “No Congresso, além disso, pude conhecer profissionais renomados na área e ter acesso ao que há de novo para os cuidados de pacientes com doenças que ameacem a continuidade da vida”, contou a discente Ana Cristina. “Durante o encontro, trocamos experiências com Ligas e acadêmicos de todo o Brasil e expusemos nossos trabalhos em ensino, pesquisa e extensão. A participação nos proporcionou uma atualização dos nossos conhecimentos. Com isso, conseguimos trazer diversas ideias para a nossa Universidade, a fim de melhorar não só o nosso aprendizado, mas também o de nossos colegas”, finalizou.

Com o tema  “Ampliar o Acesso e Garantir a Qualidade”, o 2° Congresso Paulista de Cuidados Paliativos marcou o lançamento da primeira edição do congresso na modalidade pediátrica e do encontro nacional das ligas acadêmicas. No geral, alguns dos assuntos discutidos foram o panorama dos cuidados paliativos na América Latina, os desafios da área na neonatologia e perinatologia e as diretrizes para organização de cuidados paliativos no SUS. O evento, que ocorreu entre os dias  28 e 30/11, foi organizado pela Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP).

Fotos: arquivo pessoal da LICP/UNIFAL-MG

*Milena Favalli Simão é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG