Indicador de qualidade do MEC posiciona a UNIFAL-MG entre as melhores universidades de Minas e do Brasil

A UNIFAL-MG obteve conceito 4 no Índice Geral dos Cursos (IGC), divulgado na quinta-feira, 12/12, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) do Ministério da Educação (MEC). Em uma escala de 1 a 5, a UNIFAL-MG obteve o IGC contínuo de 3,46889 e IGC faixa 4, figurando entre as melhores universidades do país e a 6ª melhor do estado de Minas Gerais, ficando atrás apenas de instituições de maior porte do estado. Confira:

O IGC é um indicador de qualidade das Instituições de Educação Superior, calculado anualmente a partir de variáveis relacionadas ao ensino nos níveis de graduação e pós-graduação stricto sensu. O resultado de 2019 incluiu 2.071 instituições públicas e privadas de todo o país. Deste total, 438 (21,3%) obtiveram conceito 4 no IGC e apenas 42 (2%) alcançaram nota máxima.

Além do IGC, o Inep divulgou também o Conceito Preliminar de Cursos (CPC), que avalia a qualidade dos cursos de graduação, também em uma escala de 1 a 5. O indicador é calculado com base no desempenho dos estudantes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), no valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, no perfil do corpo docente e nas condições do processo formativo. O CPC divulgado pelo Inep em 2019 refere-se aos cursos participantes do Enade 2018, pertencentes à área de Ciências Sociais Aplicadas.

Os cursos da UNIFAL-MG que participaram do Enade em 2018 foram Administração Pública (CPC contínuo 3,403) e Ciências Econômicas (CPC contínuo 2,989). Ambos os cursos obtiveram CPC faixa 4 em uma escala de 1 a 5. Com esse resultado, o curso de Ciências Econômicas é o 6º melhor curso da área ofertado por universidades no estado de Minas Gerais e o curso de Administração Pública é o 4º melhor curso da área em Minas Gerais e o 9º do país.

Conforme o pró-reitor adjunto de Graduação, Diego Duarte Ribeiro, esses resultados refletem o compromisso de toda a comunidade acadêmica (docentes, técnico-administrativos, discentes e colaboradores terceirizados) com a oferta de um ensino superior público de qualidade; com a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, e a preocupação com a excelência e a inclusão social.

Mais informações: