Projeto da Faculdade de Nutrição é selecionado pela Fundação Cargill; REPASSA vai beneficiar mais de 800 pessoas em 2020

O REPASSA (Rede para Elaboração de Produtos Alimentícios a partir de Subprodutos dos Sistemas Alimentares do Sul de MG), projeto criado por docentes e servidoras da UNIFAL-MG, receberá apoio técnico e financeiro para realizar atividades de incentivo ao desenvolvimento sustentável dos sistemas alimentares, bem como ações contra o desperdício e a insegurança alimentar. A iniciativa, coordenada pelo professor da Faculdade de Nutrição, Bruno Martins Dala Paula, foi uma das selecionadas entre os 653 trabalhos inscritos no Edital da Fundação Cargill 2019, instituição que oferecerá suporte para os projetos escolhidos desenvolverem práticas de alimentação segura, sustentável e acessível a partir de 2020.

Ao longo do ano, a Fundação auxiliará os quatro eixos do projeto: a pesquisa para o desenvolvimento de produtos alimentícios sustentáveis, feita com subprodutos e plantas alimentícias não convencionais encontradas no sul de Minas Gerais; a rede de cooperação entre produtores e comerciantes locais, com a colaboração da Associação Banco de Alimentos Mesa Farta de Alfenas (ABAMFA); a ação de educação alimentar e nutricional para a população de idosos e adultos da cidade; e a criação do curso de pós-graduação lato sensu na área de tecnologia e qualidade de produção de alimentos, na modalidade de educação a distância.

No total, o REPASSA beneficiará, diretamente, cerca de 800 pessoas. Algumas delas são os membros da ABAMFA, associação parceira do projeto, e os produtores locais, os quais receberão assessoria técnica e treinamentos sobre as boas práticas de manipulação e de produção dos alimentos a serem distribuídos à população em situação de vulnerabilidade econômica. “A Rede REPASSA tem o objetivo contribuir para a criação de sistemas alimentares mais saudáveis e sustentáveis, por isso a equipe se propõe a identificar potenciais parceiros para compor o projeto, seja para a doação de alimentos ao Banco de Alimentos, seja para a doação de subprodutos alimentares com potencial de utilização como matéria-prima para a elaboração de novos produtos”, explicou Prof. Bruno Martins. Para ele, o projeto também contribuirá para a formação profissional e para a promoção da saúde, que já tem sido feita por meio de ações, em grupo, de educação alimentar e nutricional.

Sobre o orçamento, parte se destinará à aquisição de equipamentos laboratoriais que possibilitem a realização de pesquisas sobre novos produtos alimentícios e à compra de estufas e de seladora à vácuo, necessárias para a aplicação de técnicas de conservação dos alimentos doados. Com o recurso pretendido, ainda se prevê a contratação de bolsista durante os meses de realização do projeto, para auxiliar as turmas iniciais do curso de especialização lato sensu.

Edital Fundação Cargill

A Fundação Cargill, instituição que oferece serviços e produtos alimentícios, agrícolas, financeiros e industriais, criou uma iniciativa para auxiliar organizações sociais, startups e instituições de ensino superior que tenham projetos na área da alimentação: o Edital Fundação Cargill, o qual contou, neste ano, com 653 inscrições, número três vezes maior que a edição anterior, quando foram inscritos 214 trabalhos.

Nesta edição, os participantes realizaram 6 etapas durante o processo seletivo: inscrição do projeto e envio da documentação; triagem inicial (seleção dos projetos escritos); análise detalhada (envio de um vídeo sobre o projeto proposto); análise deliberada (consultas por e-mail e ligações telefônicas para esclarecimento de possíveis dúvidas em relação ao projeto); visita de gestão (visita de um representante da Fundação Cargill, com o objetivo de verificar a veracidade das situações expostas no projeto, às instituições proponentes); e validação do portfólio (apresentação dos projetos finalistas aos integrantes da Diretoria da Fundação Cargill).

“Participar do processo de seleção do edital contribuiu para a formação de docentes e técnicos, pois forneceu experiência para a elaboração de projetos sociais e de pesquisa, além da formação de parcerias entre instituições públicas e privadas. O edital da Fundação Cargill apresentou uma possibilidade da realização de pesquisa em uma área de atuação da Faculdade de Nutrição da UNIFAL-MG”, finalizou o Prof. Bruno Martins, que desenvolveu o trabalho em parceria com as professoras da Faculdade de Nutrição, Eveline Monteiro Cordeiro de Azeredo, Flávia Della Lucia, Gislene Regina Fernandes, Hudsara Aparecida de Almeida Paula, Letícia Tamie Paiva Yamada, Olga Luisa Tavano e Tábatta Renata Pereira de Brito, com o professor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Sinézio Inácio da Silva Júnior, e com as técnicas Marisa de Oliveira Lopes e Roqueline Ametila Egloria Martins de Freitas Aversi Ferreira.

No total, o edital selecionou 20 projetos, que serão realizados em 19 cidades de 11 estados brasileiros.

Confira o vídeo do projeto da UNIFAL-MG enviado durante o processo seletivo:

*Milena Favalli Simão é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG