Em reportagem de jornal regional, UNIFAL-MG orienta participantes sobre o processo seletivo do Sisu

Na última terça-feira, dia 21/01, foram abertas as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Para comentar o assunto, a equipe do jornal da EPTV acompanhou a tentativa de inscrição por estudantes que enfrentaram problemas de lentidão e instabilidade no sistema, assim como os demais vestibulandos do país, e entrevistou o diretor de processos seletivos da UNIFAL-MG, Julio Cesar Barbosa, que deu dicas sobre a oscilação das notas de corte e o funcionamento da lista de espera.

“Faça a inscrição o quanto antes, mas continue acompanhando. Tão importante quanto fazer a inscrição é fazer o acompanhamento”, explicou Júlio César, salientando que as notas mudam conforme as atualizações feitas pelo Ministério da Educação (MEC). Para ele, a recomendação é que os participantes analisem, na página da UNIFAL-MG, as notas de corte anteriores, pois, com elas, é possível ter uma referência sobre as chances de o candidato ser selecionado neste ano.

Nas reportagens, o diretor também advertiu que, se o participante for selecionado em uma das duas opções, não será possível integrar a lista de espera:  “ele fica impedido de participar da lista, que é muito importante. Muita gente, às vezes, não é selecionada na chamada regular, mas os candidatos têm a possibilidade de ser convocados nas sucessivas chamadas”. Para aproveitar ainda mais as chances de ingresso, uma das opções possíveis é escolher diferentes cursos, assim como fez o auxiliar administrativo David de Paula Lucas, que está em dúvida entre Enfermagem e Pedagogia.

As inscrições para o Sisu foram prorrogadas até às 23h59 do dia 26/01. Até lá, os candidatos podem alterar instituições e cursos, além de contar com o apoio da equipe de plantonistas que ficará até sexta-feira, dia 24/01, na UNIFAL-MG, com o objetivo de orientar os participantes ao longo das etapas exigidas pelo sistema. Para mais informações sobre o plantão de apoio, acesse este link.

Confira as reportagens completas, exibidas no dia 21/01, abaixo:

EPTV 1ª Edição

EPTV 2ª Edição

Disponível também nos links: https://globoplay.globo.com/v/8253388/programa/ e https://globoplay.globo.com/v/8254510/programa/

*Milena Favalli Simão é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG