Congresso Brasileiro de Extensão Universitária: inscrições abertas no CAEX

O 9º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU) está com inscrições no CAEX. O congresso será realizado de 15 a 17 de julho deste ano, no campus Pampulha da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte.

Com o tema “Redes para Promover e Defender os Direitos Humanos”, a nona edição do CBEU “visa ser um espaço para ações em rede que levem em conta, além dos direitos humanos, o debate de temas emergentes da sociedade brasileira, numa proposta de construção conjunta com diversos grupos sociais”. Diante disso, o congresso abre espaço para os movimentos sociais, entidades universitárias e da sociedade civil proporem reuniões, encontros, fóruns para serem integrados à programação do evento.

Além dessa proposta de abertura de espaço para outras entidades, o CBEU propõe mesas-redondas com temas voltados à indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, melhorias nas interações universidade e sociedade e, também, debate o atual contexto político e econômico enfrentado pelas restrições orçamentárias impostas às instituições federais de ensino. A programação do CBEU inclui ainda o 47º Fórum Nacional de Pró-reitores de Extensão (Forproex), mostra audiovisual de direitos humanos e atrações culturais que estarão vinculadas ao Festival de Inverno da UFMG.

A nona edição do Congresso Brasileiro de Extensão Universitária é uma realização conjunta entre a UFMG e a UNIFAL-MG, por meio das respectivas pró-reitorias de Extensão. Pela primeira vez, o CBEU é realizado com apoio de uma rede composta por 12 instituições públicas: Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Universidade Federal de Lavras (UFLA), Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), Instituto Federal Triângulo Mineiro (IFTM), Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) e  Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET-MG).

Inscrições e submissão de propostas

A inscrição como participante do evento pode ser feita até 17 de julho. No entanto, o  prazo final para submissão de resumos para apresentação de trabalhos, propostas de oficinas, participação em exposições de produtos de extensão universitária, feiras de economia solidária e agroecológica é 15 de março. A inscrição para avaliadores dos resumos ou das propostas de oficinas deve ser feita até 8 de março. A manifestação de interesse em atuar como mediador das redes de conversa e para propor reuniões, encontros e fóruns dos movimentos sociais e entidades universitárias e da sociedade civil encerra-se em 15 de abril.

CBEU

O Congresso Brasileiro de Extensão Universitária é o maior evento de extensão do Brasil. Realizado a cada dois anos, a primeira edição ocorreu em 2002, em João Pessoa, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A  oitava edição foi realizada em 2018, em Natal, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com participação de nove mil pessoas em três dias.

Outras informações: https://www.ufmg.br/cbeu/