Universitários do curso de Medicina da UNIFAL-MG realizam visita técnica à sede do CISSUL SAMU

Discentes do 6° período curso de Medicina visitaram a sede do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Macrorregião do Sul de Minas, em Varginha-MG, na última quinta-feira, dia 20/02. Na visita, os universitários conheceram a assistência oferecida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o SAMU.

O grupo, acompanhado pelo professor Cássio de Lima Ferreira, médico intervencionista/regulador do Consórcio, e por funcionários do CISSUL, pôde conhecer uma das ambulâncias utilizadas pelas equipes operacionais do SAMU, bem como a Central de Regulação, na qual são feitas as triagens de ligações para atendimento de urgência e emergência, e o Núcleo de Educação Permanente (NEP), departamento responsável pelas capacitações e treinamentos dos colaboradores e profissionais de saúde atuantes nos municípios consorciados.

A visita foi conduzida por instrutores do Núcleo de Educação Permanente (NEP). Na oportunidade, os profissionais apresentaram a estrutura do Consórcio e informações sobre o APH – Atendimento Pré-Hospitalar, com o objetivo de oportunizar a aplicabilidade da rede de urgência e emergência do CISSUL SAMU em relação às atividades médicas.

Para a diretora da Faculdade de Medicina da UNIFAL-MG, Profa. Evelise Aline Soares, a visita técnica foi importante para enriquecer ainda mais a formação de futuros médicos, já que urgência e emergência é uma área em destaque nas Diretrizes Nacionais do Curso de Medicina. A equipe do CISSUL afirmou estar honrada com a presença de profissionais do setor de saúde que compartilham a missão de salvar vidas da população do Sul de Minas.

Fotos: Assessoria de Comunicação – CISSUL –  SAMU