Docentes da UNIFAL-MG explicam os efeitos do surto de coronavírus para a economia nacional

Para comentar as consequências do coronavírus em relação à economia brasileira, os docentes Fernando Batista Pereira e Patrick Fontaine Reis de Araujo, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UNIFAL-MG, participaram, respectivamente, de reportagem exibida pela TV Princesa, no dia 04/03, e de debate do programa “Faixa Livre”, da Rádio Bandeirantes (RJ), publicado no dia 31/01.

Como a China é o principal parceiro comercial do país, os professores destacaram os impactos do surto tanto para as importações quanto para as exportações nacionais. “A China, responsável por mais da metade do saldo comercial brasileiro em 2019, é um grande importador dos nossos produtos. Eles, além disso, exportam muita coisa, desde produtos finais até peças e itens que são insumos de produtos eletrônicos e elétricos”, explicou o Prof. Fernando Pereira.

De acordo com o docente, existem setores do Brasil que têm a China como seu principal destino: os exportadores de soja, petróleo, carne bovina, algodão e minério de ferro, os quais, por estarem atualmente estagnados, necessitam renegociar ou cancelar contratos. Como solução, o professor destacou a necessidade de se explorarem um pouco mais os mercados internos ou mercados que não foram atingidos ainda, uma vez que a desaceleração é iminente – o PIB mundial cresceria 2.9%, mas, nesse contexto, a previsão é que cresça 2.5%, podendo chegar a um piso de 1.5%.

O docente Patrick Fontaine, da mesma forma, salientou que o surto causará, neste ano, uma desaceleração forte nas taxas de crescimento da economia chinesa, que certamente afetará a economia brasileira. “A tendência é que nossas exportações sejam reduzidas, e isso vai ter um impacto significativo em nossa economia, que está cada vez mais sinalizando um problema nas suas contas externas. Essa redução das exportações para o principal parceiro comercial do país tende a se apresentar como um problema para o balanço de pagamentos, caso a gente eventualmente comece a crescer em um ritmo mais acelerado”, disse.

Confira as reportagens completas abaixo:

Reportagem com o Prof. Fernando Batista Pereira, exibida no dia 04/03, na TV Princesa:

Reportagem com o Prof. Patrick Fontaine Reis de Araujo, para o programa “Faixa Livre”:

*Milena Favalli Simão é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG