Projeto Comunicação e Informação em Enfermagem e Saúde esclarece comunidade sobre campanha nacional de vacinação contra a gripe

Para 2020, o Ministério da Saúde mudou o início da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, de abril para março, a fim de proteger de forma antecipada os públicos prioritários contra os vírus mais comuns da gripe.

A primeira fase da campanha, iniciada em 23 de março, contemplará idosos e profissionais de saúde. A segunda fase da campanha terá início no dia 16 de abril com objetivo de vacinar doentes crônicos, professores (rede pública e privada) e profissionais das forças de segurança e salvamento. A terceira e última fase, que começa no dia 9 de maio, priorizará crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com 55 a 59 anos, gestantes, puérperas (mães até 45 dias após o parto), pessoas com deficiência, povos indígenas, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

A Influenza é uma doença importante no Brasil. Em 2020, até o dia 14 de março, foram registrados 165 casos e 13 óbitos por Influenza A (H1N1), 139 casos e 14 óbitos por Influenza B e 16 casos e 2 óbitos por Influenza A (H3N2). O estado de São Paulo concentra o maior número de casos de H1N1, com 42 casos e 2 óbitos. Em seguida, Bahia (40 casos e 3 óbitos) e Paraná (20 casos e 5 óbitos). Em 2019, o país registrou 5.800 casos e 1.122 óbitos pelos três tipos de influenza.

A vacina que está sendo aplicada em 2020 é composta por vírus inativado, protege contra os três vírus que mais circularam no hemisfério sul no ano passado: Influenza A (H1N1 e H3N2) e Influenza B.

Essa vacina não tem eficácia contra o novo coronavírus! Porém, neste momento, irá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para COVID-19, já que os sintomas são parecidos. E, ainda, ajuda a reduzir a procura por serviços de saúde.

Este informativo é produto do Projeto de Extensão: Comunicação e Informação em Enfermagem e Saúde, que tem por objetivo principal informar a população em geral sobre temas em saúde.

Referência: BRASIL. Ministério da Saúde. https://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/46590-41-mil-postos-estao-abertos-para-a-vacinacao-contra-a-gripe Acesso em 26 de março 2020.

Autores: Laura Soares Rodrigues Silva, Daniel de Souza Oliveira, Catiane Pereira Melo, Geovanna Maria Isidoro, Paloma Elisama Oliveira, Joice Marques Ribeiro, Gabriela Aparecida Leonel, Brenda Domingues Silva, Igor Moraes Monteiro, Jonas Paulo Batista Dias, Maria Augusta Brandt Paiva, Marina Lefol Nani Carvalho, Erika de Cássia Lopes Chaves, Simone Albino da Silva.

COLABORAÇÃO: PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL – PET/ENFERMAGEM – UNIFAL-MG; ESCOLA DE ENFERMAGEM UNIFAL-MG; PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO DA UNIFAL-MG.