Sistema Sentinela divulga novo boletim no dia 31 de março; o sistema acompanha e monitora o estado de saúde de membros da comunidade acadêmica

O Sistema Sentinela  divulgou um novo boletim nesta terça-feira (31). Até o momento, foram recebidas informações de 26 integrantes da comunidade acadêmica da UNIFAL-MG. Nenhum dos casos apresenta confirmação laboratorial para infecção pelo novo coronavírus.

Dos 26 casos monitorados, apenas um ainda permanece apresentando os sintomas clínicos, 8 já foram descartados por apresentarem diagnóstico para outras doenças e 17 não apresentam mais sintomas. Entre os informantes,  estão 4  servidores(as) da UNIFAL-MG e 22 estudantes. O único caso que ainda apresenta sintomas clínicos é de um universitário do 10º período do curso de Farmácia.

Os membros da comunidade universitária da UNIFAL-MG que apresentarem sintomas como febre, tosse ou outros sintomas respiratórios, devem informar ao Sistema Sentinela por meio do whatsapp (35) 3701-9242. Se preferir, a pessoa pode ligar para o mesmo número telefônico. A privacidade é garantida e o nome do informante não será divulgado nos boletins informativos.

Confira o Boletim do Sistema Sentinela na íntegra na página: Sistema Sentinela UNIFAL-MG

Sobre o Sistema Sentinela

A UNIFAL-MG criou o Sistema Sentinela para acompanhar e monitorar o estado de saúde dos discentes, servidores, trabalhadores (as) terceirizados (as) e prestadores de serviço no período de suspensão das aulas presenciais. Por meio desse sistema, a Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis estabelece um contato direto com membros da comunidade acadêmica e monitora a evolução de casos com sintomas semelhantes aos observados na doença Covid-19, resultante da infecção com o novo coronavírus (SARSCoV-2).

Sistema Sentinela surgiu a partir da proposta do docente Sinézio Inácio da Silva Júnior, professor de Epidemiologia, Saúde Coletiva e Política de Saúde da UNIFAL-MG, ao Comitê de Acompanhamento e Prevenção.  A principal aplicação do sistema é a possibilidade de identificar casos suspeitos, ou confirmados, entre membros da comunidade acadêmica para que os possíveis contatos dessas pessoas sejam alertados e redobrem os cuidados de saúde.

O procedimento adotado pela UNIFAL-MG para o monitoramento é o contato direto por meio de telefone e pelo aplicativo de mensagens WhatsApp.  Nesse processo, é garantida a privacidade do informante, porém, a turma, grupo acadêmico e, quando possível, grupos sociais, serão alertados.

Para a efetividade do Sistema Sentinela, os discentes, servidores, trabalhadores (as) terceirizados (as) e prestadores (as) de serviço devem informar em caso de:

1) Febre por 3 dias ou mais, principalmente, se há tosse;

2) Febre sendo controlada por medicação por 3 dias ou mais;

3) Febre por 3 dias ou mais e dificuldade em respirar;

4) Procurou assistência médica e está sob suspeita de contaminação pelo coronavírus;

5) Foi diagnosticado com o coronavírus.