Edital Capes: Seleção Emergencial “Prevenção e combate a surtos, endemias, epidemias e pandemias”

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou o edital de Seleção Emergencial “Prevenção e combate a surtos, endemias, epidemias e pandemias”.

Para participar, o proponente deverá atender aos seguintes requisitos:

I – ser docente vinculado a programa de pós-graduação stricto sensu recomendado pela Capes.
II – ter Curriculum Vitae cadastrado e atualizado na Plataforma Lattes.
III – encaminhar um projeto de pesquisa cientifica cuja temática esteja relacionada ao objetivo do Edital e aos objetivos específicos elencados no item 2 do edital.

Sobre o edital

Com o objetivo de apoiar o desenvolvimento de estudos inovadores sobre doenças infecciosas, seus agentes e vetores, visando prevenção, diagnóstico e estratégias terapêuticas, além do desenvolvimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para profissionais de saúde e de tecnologias e mecanismos para monitoramento, mapeamento e controle de surtos, endemias, epidemias e pandemias, o edital contemplará as seguintes áreas temáticas: epidemiologia, infectologia, microbiologia, imunologia, bioengenharia e bioinformática.

Serão disponibilizados até R$ 70.000.000,00 (setenta milhões de reais) para o financiamento de despesas de capital, custeio e bolsas para até 30 projetos de pesquisa com valor máximo de até R$ 345.000,00 (trezentos e quarenta e cinco mil reais) cada.

As propostas devem ser submetidas exclusivamente por meio do SICAPES (https://inscricao.capes.gov.br/individual) até às 17h, do dia 30 de abril de 2020.

Para mais informações, acesse o Edital nº09/2020 disponível no link: http://capes.gov.br/bolsas/programas-estrategicos/programas-emergenciais/programa-combate-as-epidemias