UNIFAL-MG lança circuito cultural online; a exposição “Aglomerado de Artes” é uma das ações e recebe fotografias até o dia 3 de maio

Diante da necessidade de afastamento social como medida de prevenção e enfrentamento da pandemia de Covid-19, a Gerência de Arte e Cultura da Pró-Reitoria de Extensão da UNIFAL-MG promove ações culturais por meio de tecnologias da informação e comunicação. A proposta prevê apresentações musicais, leituras literárias, exposições fotográficas, indicações de audiovisuais, vídeos de autores e autoras de livros sobre temas alinhados à proposta do Circuito, além de divulgar eventos e atividades de interesse cultural que estão virtualmente acontecendo no Brasil e no exterior.

A logomarca do Circuito Cultural UNIFAL-MG foi criada pelo voluntário Iuri Gouvêa.

Uma das ações do circuito é a exposição fotográfica “Aglomerado de Artes: retratos da quarentena”. As fotos devem ser enviadas até o dia 3 de maio para o e-mail: arteculturaunifal@gmail.com. Cada participante pode enviar uma foto. As informações e requisitos estão disponíveis no link: https://bit.ly/2YgcUzz.

De acordo com a professora Daniela Aparecida Eufrásio, gerente de Arte e Cultura da PROEX, a programação do Circuito Cultural UNIFAL-MG não está restrita a produções culturais promovidas pela comunidade universitária, a proposta é ampla e visa uma conexão da UNIFAL-MG com a sociedade por meio da arte e cultura. “Também, é nosso objetivo tornar acessíveis produções que expressem vivências e olhares diversos sobre o atual momento”, explica.

Segundo Daniela Eufrásio, um dos intuitos do circuito é disponibilizar materiais de artistas e agentes culturais de todo o país. Ela lembra que a exposição “Aglomerado de Arte” é um exemplo da perspectiva de interação entre a sociedade e a UNIFAL-MG. “Este é um dos eixos do Circuito Cultural que, na sua primeira edição, convida a população a expressar pela fotografia as descobertas e os desafios atuais e expor a sua produção para um público diverso”, completa.

O universitário John Tittor, do 4º período de Farmácia da UNIFAL-MG, é compositor e vai participar do projeto. Para ele, a arte traz um equilíbrio na vida do ser humano. “A vida não é só trabalho e rotina. Também é sentimento, amor, felicidade e a arte nos traz isso. Nesse momento de distanciamento social, embora em casa, é importante estar conectado com a Arte”.

O Circuito Cultural UNIFAL-MG é uma das formas de estabelecer essa conexão, por levar a música, a poesia, as artes visuais e outros segmentos artísticos até as pessoas, explicou John Tittor.  “É ótimo poder participar e levar bons sentimentos por meio da música a quem está em casa. A música tem um poder incrível e fico feliz por poder contribuir, pois sei bem o quanto é bom quando estamos ansiosos ou tristes e toca aquela música e, de repente, tudo muda e você se sente melhor. O poder da música é simplesmente mágico” finaliza.

A veiculação das produções artísticas será realizada pelo Facebook e pelo Instagram pelos seguintes perfis: Cultura UNIFAL-MG (Facebook) e  @culturaunifal (Instagram). O Circuito Cultural UNIFAL-MG é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão e reúne professores, técnicos e voluntários da comunidade externa. O circuito conta com o apoio do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI/UNIFAL-MG). A coordenação é da professora Daniela Aparecida Eufrásio, gerente de Arte e Cultura da PROEX.  Interessados em participar podem enviar mensagens diretas pelas redes sociais ou para o e-mail: cultura@unifal-mg.edu.br.