Chamada do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação do CNPq

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação informa que está aberto o edital com chamada para submissão de propostas ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação – PIBITI/CNPq.

Conforme edital, as vagas são destinadas a alunos regularmente matriculados em cursos de graduação que possuam elevado desempenho curricular e que possam dedicar 20 horas semanais às atividades propostas no Plano de Trabalho, sob orientação de um pesquisador/orientador vinculado à UNIFAL-MG.

As atividades propostas no Plano de Trabalho deverão estar vinculadas a projetos que apresentem aderência a, no mínimo, uma das seguintes Áreas de Tecnologias Prioritárias do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC):

  • Tecnologias Estratégicas, nos seguintes setores: Espacial; Nuclear; Cibernética; e Segurança Pública e de Fronteira.
  • Tecnologias Habilitadoras, nos seguintes setores: Inteligência Artificial; Internet das Coisas; Materiais Avançados; Biotecnologia; e Nanotecnologia.
  • Tecnologias de Produção, nos seguintes setores: Indústria; Agronegócio; Comunicações; Infraestrutura; e Serviços.
  • Tecnologias para o Desenvolvimento Sustentável, nos seguintes setores: Cidades Inteligentes; Energias Renováveis; Bioeconomia; Tratamento e Reciclagem de Resíduos Sólidos; Tratamento de Poluição; Monitoramento, prevenção e recuperação de desastres naturais e ambientais; e Preservação Ambiental.
  • Tecnologias para Qualidade de Vida, nos seguintes setores: Saúde; Saneamento Básico; Segurança Hídrica; e Tecnologias Assistivas.

São também considerados prioritários, diante de sua característica essencial e transversal, os projetos de pesquisa básica, humanidades e ciências sociais que contribuam, em algum grau, para o desenvolvimento das Áreas de Tecnologias Prioritárias do MCTIC e, portanto, são considerados compatíveis com o requisito de aderência solicitado.

Das submissões das propostas

As propostas submetidas ao edital deverão contemplar ao menos um dos dois requisitos abaixo:

  1. Desenvolvimento de solução tecnológica que possa gerar:
    a. propriedade intelectual
    b. produtos, processos e ou serviços não protegidos
  2. Empreendedorismo de base tecnológica

Vale destacar que as propostas poderão ser elaboradas em três modalidades distintas:

  • Modalidade 1 – Destinada a proponente bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT) do CNPq, cuja bolsa de produtividade esteja vigente por pelo menos 7/12 do período de vigência da bolsa do orientando de iniciação tecnológica e inovação.
  • Modalidade 2 – Destinada a proponente que seja coordenador de projeto de desenvolvimento tecnológico e inovação aprovado por Agência ou Órgão de Fomento que esteja vigente por pelo menos ¾ do período de vigência da bolsa do orientando de iniciação tecnológica e inovação.
  • Modalidade 3 – Destinada a pesquisadores que não se enquadram nas Modalidades 1 e 2 e que desejam submeter novos projetos de desenvolvimento tecnológico e inovação.

As propostas devem ser submetidas exclusivamente pela Plataforma de Submissão de Projetos (PSP) até o dia 03/06/2020.

O período de vigência das bolsas será de agosto de 2020 a julho de 2021.

Para mais informações, acesse o Edital 02/2020 disponível na página da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.

Copy link
Powered by Social Snap